Fazer compras e conseguir evitar dívidas é um desafio para muitos brasileiros. A falta de planejamento financeiro ou até imprevistos que envolvam a necessidade de ter dinheiro disponível podem acontecer, fazendo com que a pessoa se torne endividada. Se não conseguir arcar com os pagamentos em dia, o consumidor fica inadimplente, com o nome negativado, o conhecido “nome sujo”.
Isto acontece por meio da inclusão do nome do devedor em um bancos de dados de órgãos responsáveis por cadastro de inadimplentes, como Serasa e SPC Brasil, que precisam fazer a notificação ao consumidor de que nome dele passará a fazer parte da lista de negativados.
Você sabe a diferença entre estas empresas, como limpar o nome e como evitar fazer parte de lista de negativado? Confira:
O que significa SPC?
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é uma empresa de tecnologia que tem vínculo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e que faz o armazenamento e processamento de todas as operações de crédito realizadas pelas empresas associ
Isto acontece por meio da inclusão do nome do devedor em um bancos de dados de órgãos responsáveis por cadastro de inadimplentes, como Serasa e SPC Brasil, que precisam fazer a notificação ao consumidor de que nome dele passará a fazer parte da lista de negativados.
Você sabe a diferença entre estas empresas, como limpar o nome e como evitar fazer parte de lista de negativado? Confira:
O que significa SPC?
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é uma empresa de tecnologia que tem vínculo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e que faz o armazenamento e processamento de todas as operações de crédito realizadas pelas empresas associadas.
Trata-se de um de banco de dados formado pelas CDLs que agregam informações do comércio de todo o Brasil,
por meio das entidades espalhadas pelas principais cidades do país e, com isso,
possui uma base de dados de clientes que são inadimplentes.
Desta forma, a maior parte dos CPFs que fazem parte desta base de dados são de consumidores que compraram, mas não pagaram.
Atualmente,
o SPC conta com mais de 1,2 milhão de associados às entidades, que vão desde o
pequeno ao grande lojista, indústrias, empresas de serviços e do mercado
financeiro.
O
SPC busca auxiliar as empresas na concessão de crédito, por meio de soluções a consumidores e
empresários com o objetivo de facilitar a realização de negócios.
Qual é a diferença entre SCPC e
Serasa?
De forma geral, as três empresas possuem funções similares, com o objetivo de proteger o crédito e o comércio no país.
O SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) também é abastecido com informações de lojistas credenciados e tem o objetivo de auxiliar as empresas em suas operações de crédito e promover mais segurança nas transações comerciais.
Já a Serasa é uma empresa de análises e informações para decisões de crédito que reúne dados que são enviados por financeiras e bancos.
Trata-se de um banco de dados com apontamentos sobre dívidas vencidas e que não foram pagas, protestos de títulos, cheques sem fundos, além de outros registros oficiais e públicos, ou seja, possui o nome de pessoas que têm dívidas com instituições financeiras.
Como o nome vai para o SPC?
O consumidor que efetuar uma
compra e não conseguir pagá-la terá o seu nome negativado nos órgãos de
proteção ao crédito.
Não existe prazo para que o credor inclua o nome da pessoa inadimplente no SPC. Assim, caso a dívida tenha vencido há um dia, o consumidor já pode ter o nome negativado.
A notificação de registro de débito pode chegar ao consumidor por meio de SMS, e-mail ou carta física e é feita pelo SPC Brasil a pedido da empresa credora antes de a dívida ser registrada na base de dados de inadimplência.
É importante lembrar, no entanto, que os bancos de dados são diferentes e o registro de uma dívida pode constar em um birô de crédito, mas não em outro.
Como ver dívidas no SPC?
Para verificar se existem registros de dívidas, o consumidor deverá comparecer em uma unidade do SPC com o seu CPF original.
Outra opção é fazer a consulta do nome de forma gratuita no aplicativo SPC Consumidor ou pelo portal do consumidor, através do site: https://cadastropositivo.spcbrasil.org.br/cadpos-consumidor-login/.
Caso prefira fazer a consulta de uma forma mais completa, é possível por meio do site do SPC Brasil (www.loja.spcbrasil.org.br), porém é necessário pagar para ter acesso aos serviços.
Tenho nome ‘sujo’: Como ficam meus investimentos?
Ter restrições no nome não impede a pessoa de investir, nem impacta ou compromete os investimentos que já possui.
Especialistas apontam, no entanto, que, caso a pessoa tenha dívidas, o recomodável é quitá-las ou fazer negociações para saldá-las antes de investir, pois o valor dos juros a serem pagos com a dívidas, de forma geral, são muito mais altos do que os rendimentos de investimentos. Além disso, evita a necessidade de precisar fazer resgate antecipado de investimentos para pagar dívidas.
Como limpar o nome?
Para regularizar a dívida em aberto e limpar o nome, o consumidor pode fazer o pagamento do débito a qualquer momento. Para isso, basta procurar a empresa credora e proceder com a quitação. É de responsabilidade do credor conceder, ou não, descontos nas negociações de débitos.
Caso o pagamento seja parcelado, quando a primeira parcela for paga, a empresa tem que acionar os órgãos de proteção ao crédito para retirar o nome do consumidor da lista dos negativados em até cinco dias úteis. Caso a pessoa não pague as demais parcelas, o nome dela volta a ficar negativado.
Após saldar a dívida, o estabelecimento comercial acessará o SPC Brasil e efetuará a baixa do registro no CPF do consumidor.
A dívida pode ser desvinculada do CPF em até 5 dias úteis após o pagamento. Caso este prazo já tenha passado e a dívida continue ativa, é necessário entrar em contato diretamente com a empresa que a pessoa fez o pagamento.
Dicas para evitar ter o nome negativado
Ter o nome negativado traz uma série de consequências ao consumidor, como, por exemplo, dificuldade de empréstimos, acesso a cartão de crédito, parcelamentos, financiamentos, entre outros.
Para evitar esta situação, confira algumas dicas que podem colaborar para manter as contas em equilíbrio e o nome limpo na praça:
- Tenha um planejamento financeiro: a partir dele, a pessoa consegue ter com clareza o quanto ganha, o quanto gasta e se organizar para montar a sua reserva de emergência, fazer investimentos, identificar possíveis gastos desnecessários e onde pode economizar, evitando dívidas. Esse é um dos principais meios para conseguir evitar que as contas saiam do controle.
- Não gaste mais do que ganha: manter um equilíbrio entre receitas e despesas e fazer as compras baseadas no que vai caber dentro do seu orçamento é fundamental para que dívidas não sejam criadas. Caso a compra tenha um alto valor, que pode ultrapassar os ganhos mensais, é preciso se programar e guardar pelo menos metade do valor para evitar que o orçamento seja totalmente comprometido.
- Acompanhe as datas de vencimento das contas: para evitar atrasos e até mesmo esquecimento, tenha registrado todas as datas de vencimentos das suas dívidas em aberto, bem como a de cada conta. Para isso, você pode usar uma agenda, uma planilha ou até aplicativos de finanças. Para não perder o controle, o recomendável é juntar todas estas informações em um só lugar, seja em uma planilha ou até mesmo aplicativo, a forma que ficar mais fácil para o consumidor. Outra dica é fazer uma programação de todas as contas para o vencimento em um mesmo dia. Assim, é possível concentrar todos os pagamentos em uma data mensal, evitando que alguma conta seja esquecida.
- Utilize o débito automático: esta possibilidade de pagamento facilita para que as contas sejam pagas todo mês, desde que haja saldo disponível. O mais indicado é colocar em débito automático contas recorrentes e importantes, como aluguel, água, conta de luz e internet.
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