A escultura de uma “vaca magra” que chamou atenção após ser instalada em frente à sede da B3 em dezembro do ano passado, venceu nesta quarta-feira (6) o prêmio Megafone, o primeiro voltado para ações de ativismo no Brasil. Símbolo de um protesto contra a fome no país, a obra levou a categoria “Arte de Rua”.
Criada pela cearense Márcia Pinheiro, a “vaca magra” foi colocada no local temporariamente, como um ato de protesto após a inauguração do “Touro de Ouro“ da B3, no centro da capital paulista. A escultura foi inspirada no famoso touro de Wall Street, que “enfrenta” uma pequena garota.
O touro da B3 havia sido instalado no mesmo local 3 semanas antes e foi retirado por falta de licença da prefeitura de São Paulo. A figura, que recebeu críticas e foi alvo de piadas na internet, chegou a ser pichada por transeuntes antes de ser retirada.
O Prêmio Megafone prestigiou vencedores em 14 categorias. A principal (Megafone do Ano) foi entregue ao padre Júlio Lancelotti e o Prêmio do Júri, para o MST. Cada um dos vencedores recebeu um troféu feito pelo artivista Mundano, um dos idealizadores do prêmio, utilizando cinzas da floresta.
Veja também
- Apenas 2 carteiras de ações superaram Ibovespa em março, diz pesquisa
- 10 ações que pagam dividendos acima de 12%
- Como declarar day trade no Imposto de Renda?
- Ensino técnico profissionalizante ganha cada vez mais força no mercado; entenda
- Ações: Vale e Itaú seguem as mais indicadas por analistas, mas perdem posições