Siga nossas redes

Finanças

11 BDRs de ETFs estarão disponíveis a qualquer investidor a partir desta segunda

Fundos de índices replicam grandes referências globais de ações como o S&P 500 e o MSCI China; sabia mais.

BDRs de ETFs

Qualquer investidor poderá ter acesso, a partir desta segunda-feira (8), a uma lista de 11 BDRs lastreados em cotas de fundos de índices (ETFs), informou a B3. ETFs são instrumentos que acompanham o desempenho de grandes índices globais de ações como o S&P 500 e o MSCI China.

MAIS:

Já os BDRs são recibos de títulos e valores mobiliários que os investidores podem comprar no mercado local, por meio da B3, quando estão interessados em ativos negociadas no exterior. Assim, o BDR é uma forma de o brasileiro investir em companhias estrangeiras sem precisar necessariamente comprar a ação lá fora.

Até setembro do ano passado, os BDRs replicavam apenas ações, mas uma resolução da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) passou a permitir que, além de delas, os fundos de índices (ETFs) também possam ser negociados por aqui.

Desde 22 de outubro de 2020, qualquer investidor pessoa física passou a ter acesso a centenas de BDRs que antes eram apenas disponíveis a um seleto grupo de investidores com mais de R$ 1 milhão aplicados.

A lista dos 11 BDRs de ETFs permite replicar o desempenho de importantes índices de ações de país como Estados Unidos (Core SP 500), China (MSCI China), Japão (MSCI Japan), além do continente europeu (Core MSCI Europe).

Embora os papéis sejam cotados em moeda estrangeira, os BDRs de ETFs são negociados no Brasil em moeda nacional (reais). Portanto, as variações do câmbio podem influenciar o preço dos ativos em reais e é por este motivo que a variação percentual do S&P 500 não será exatamente igual à do BDRs que copiam o índice aqui (BIVB39). 

Os 11 BDRs de ETFs abertos ao investidor:

NomeCódigoParidade (Cota: BDR)
MSCI Asia JPBAAX391:10
MSCI ACWIBACW391:10
Trust MSCI EAFEBEGD391:08
Trust MSCI USBEGU391:10
MSCI ChinaBCHI391:08
Gold TrustBIAU391:02
MSCI EAFEBEFA391:08
MSCI JapanBEWJ391:08
CORE MSCI EMKBIEM391:06
Core MSCI EuropeBIEU391:06
Core SP 500BIVB391:40

Fonte: B3

“Para consultar as informações dos BDRs e seus respectivos lastros em português, o investidor deverá acessar a página na Internet da instituição depositária, que é a responsável pela tradução e divulgação de informações de que trata a norma da CVM”, informou a B3 por nota.

Características dos BDRs

Para decidir se o BDR é uma boa opção para sua carteira, é importante que o investidor se atente aos prós e contras de investir neste tipo de ativo. O investidor está sujeito ao sobe e desce no preço de acordo com as oscilações típicas do mercado. A variação cambial também influencia os rendimentos dos BDRs. 

Entre maiores as vantagens, estão poder investir em um índice de fora sem precisar abrir conta em uma corretora estrangeira ou precisar fazer declaração de Imposto de Renda no exterior. Já entre as desvantagens, está o risco deste tipo de investimento, já que se trata de um investimento em renda variável. 

A facilidade em negociar os BDRs também depende da liquidez de cada ativo. Eles são negociados em bolsa – o que significa que não é possível garantir que o investidor que quiser vender seus papéis vá encontrar naquele momento outro investidor interessado em comprá-lo, impactando o preço.

Quais os custos envolvidos?

A taxa de corretagem incide no momento da compra e da venda, e varia de acordo com a corretora. Pode ser cobrada como valor fixo por operação, percentual sobre o valor negociado ou os dois. 

Já a taxa de custódia é cobrada da corretora, e cabe a cada uma decidir se repassa ou não esse valor aos clientes. Há dois tipos de cobrança: uma de manutenção de conta (em que o valor depende da movimentação da conta e do tipo de ativo custodiado) e outra sobre o valor em custódia (calculada regressiva e cumulativamente sobre o valor da carteira no último dia útil do mês). 

Há também os emolumentos e a taxa de liquidação, cobrados pela entidade administradora de bolsa. 

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.