Siga nossas redes

Finanças

Ações de emergentes baratas atraem bilhões para ETFs ativos

Investidores em busca de ações baratas popularizam ETFs como opção

By Carolina Wilson e Isabelle Lee

Com os investidores globais em busca de ações baratas, uma opção cada vez mais popular são ETFs com foco em mercados emergentes e gestão ativa.

Dos US$ 348 bilhões de fundos negociados em bolsa que investem em países em desenvolvimento, apenas cerca de 5% são geridos ativamente, em vez de seguirem um índice, segundo dados compilados pela Bloomberg. Mas esses fundos ativos atraíram mais de um terço do dinheiro novo que fluiu para o segmento no ano passado, e mais de 50% no mês passado.

“Se há um argumento convincente para uma abordagem mais sistemática da gestão ativa, a hora é agora”, disse Donald Calcagni, diretor de investimentos da Mercer Advisors Investment Management e comprador de ETFs ativos de mercados emergentes. “Basta olhar para todas as perturbações que estão acontecendo em escala global, os valuations, a forma como os mercados ficaram concentrados.”

As ações dos países em desenvolvimento são negociadas com um desconto de cerca de 43% em relação às americanas, uma defasagem de valuation quase recorde, segundo dados compilados pela Bloomberg.

Isso é um sinal para alguns em Wall Street de que ações dos países emergentes estão subvalorizadas e oferecem uma oportunidade de compra. 

Patrick Maynor, chefe de renda variável e gestor do Trusted Capital Group, fez sua primeira aposta em fundos de mercados emergentes ao comprar ações do Avantis Emerging Markets Equity ETF em abril de 2023. O fundo registou um retorno total de quase 13% desde então, superando seu índice de referência em 3 pontos percentuais.

“Sabendo das minhas limitações em investimento em mercados emergentes, faz sentido fazer parceria com alguém que tenha experiência nessa área”, disse ele. “Eu simplesmente sei o quão difícil é investir nesse cenário, e é certamente um espaço de investimento onde você precisa ter uma gestão ativa.”

Mais de 95% dos fluxos para ETFs focados em mercados emergentes e geridos ativamente no ano passado foram para fundos administrados pela Avantis Investors e pela Dimensional Fund Advisors, segundo dados compilados pela Bloomberg. Os fundos da Avantis são oferecidos pela American Century Investments e somam US$ 40 bilhões.

O principal ETF focado em emergentes da Avantis teve retorno de 15% em 2023, mesmo com cerca de 19% do dinheiro alocado em China, onde as ações afundaram. Os fundos ativos focados em mercados emergentes da Dimensional também têm exposição significativa à China, mas dão mais ênfase a empresas menores e ações de valor, disse Rob Harvey, codiretor de especialistas em produtos da Dimensional.

“Os investidores dizem que ainda querem que seu portfólio se pareça com os mercados emergentes, mas querem que isso seja feito de uma maneira um pouco melhor do que um índice”, disse Harvey.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.