Siga nossas redes

Finanças

Após Vale, PRIO e BB ficam entre ações mais recomendadas no mês; veja outras

Levantamento com 12 carteiras destaca ainda Totvs, Rede D’Or, Localiza e Multiplan.

A ação da Vale (VALE3) foi novamente a mais recomendada em junho, participando de 6 das 12 carteiras recomendadas que o InvestNews acompanha. Em maio, a mineradora também liderou o ranking das ações mais recomendadas do mês, com o mesmo número de recomendações.

Agora em junho, outras ações que também se destacaram foram a Prio (PRIO3), que dividiu a liderança com a Vale em maio, mas perdeu duas recomendações neste mês; Banco do Brasil (BBAS3), que manteve o mesmo número de recomendações; Totvs (TOTS3); Rede D’Or (RDOR3); Localiza (RENT3) e Multiplan (MULT3). Todas elas receberam 4 recomendações cada. 

O ranking do InvestNews considera a somatória das ações mais recomendadas pelos especialistas e acompanha mensalmente as recomendações dos seguintes bancos e corretoras:

  • Ágora
  • Ativa
  • BB Investimentos
  • BTG Pactual
  • Genial
  • Guide
  • Inter Invest
  • Mirae Asset
  • ModalMais
  • Nova Futura
  • Órama
  • Terra Investimentos

*A Toro Investimentos informou que deixou de divulgar sua carteira a partir de janeiro de 2023. Já a NuInvest divulgou a última seleção de ativos em março e não terá mais a lista.

Vale 

Logo da Vale. REUTERS/Washington Alves

A VALE3 foi recomendada em junho pela ModalMais, Órama, Guide Investimentos, BB Investimentos, Terra Investimentos e Mirae Asset. 

Apesar da queda de preço, o minério de ferro ainda se mantém acima da média histórica (de US$ 75 a tonelada), tornando a ação da Vale interessante, segundo a Órama, que destacou que a companhia é a maior produtora mundial da commodity e que a qualidade de seu produto a torna competitiva internacionalmente.

“A expectativa é de manutenção neste patamar atual, o que assegura um preço ainda muito bom para a Vale, ampla geração de caixa e capacidade de pagamento de proventos”, expôs o relatório.

Outra justificativa da corretora para manter a ação na carteira é que há um robusto pagamento de dividendos semestrais. 

Já o BB Investimentos pontuou que, apesar da empresa ter apresentado um resultado mais fraco do que o esperado no 1º trimestre de 2023 e das incertezas com relação à demanda de minério de ferro na China, eles acreditam que “a ação poderá ser beneficiada por sinalizações de aceleração do ritmo da economia no país asiático, principalmente se essa retomada for intensiva em consumo de metais”. 

Eles também apontaram que a cotação do minério de ferro, apesar da queda, “deverá contribuir para a entrega de um resultado satisfatório no próximo trimestre, já que a empresa recompôs estoques e poderia capturar com facilidade eventual aceleração do consumo na China”. 

Prio

A PRIO3 foi recomendada pela Ágora, Inter Invest, Ativa Investimentos e Terra Investimentos. 

A Terra Investimentos disse em relatório que a expansão da petroleira é baseada na aquisição de novos ativos em produção e em investimentos constantes no portfólio atual. 

“Os resultados recentes demonstram que a empresa possui reservas de barris de petróleo em crescimento, evolução na curva de produção e custos menores, além uma posição relevante de caixa e necessidade de investimento em desaceleração, o que poderá acarretar resultados melhores ao longo dos próximos trimestres.”

Terra Investimentos.

Já a Ágora mencionou que a Prio tem um modelo de negócio focado na aquisição de ativos maduros para gerar valor por meio de movimentos estratégicos, o que a torna interessante para manter na carteira de investimentos. 

Após a publicação do balanço do 1º trimestre de 2023, a Ágora revisou para cima as estimativas sobre a petroleira. Por outro lado, a corretora também apontou o risco da queda do petróleo Brent. 

Banco do Brasil 

A ação BBAS3 foi recomendada pela ModalMais, Inter Invest, Guide Investimentos e Nova Futura Investimentos. 

A Guide Investimentos acredita que BBAS3 é uma boa opção para manter na carteira de investimentos porque o Banco do Brasil tem força no segmento de varejo bancário. 

Além disso, “a instituição é a maior no país em termos de gestão de recursos, contando com mais de 20% do mercado, crédito ao agronegócio, com cerca de 55% de representatividade, e no crédito consignado, com mais de 21% de participação no mercado”.

Outras recomendações

BTG Pactual Crédito: REUTERS/Paula Arend Laier

Diversas ações ficaram com 3 recomendações, entre elas BTG Pactual (BPAC3), Arezzo (ARZZ3), São Martinho (SMTO3), Renner (LREN3), Itaú (ITUB4) e Petrobras (PETR4). 

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.