Siga nossas redes

Finanças

B3 lança primeiros ETFs de renda fixa internacional

Gestora Investo oferece ETFs para instituições e varejo. Investidor não precisa abrir conta no exterior para aplicar no mercado internacional.

A B3, bolsa de valores brasileira, começou a negociar os dois primeiros  ETFs (Exchange Trade Found) de renda fixa internacional, da Investo, gestora independente especializada em ETFs.

O Investo Bloomberg US Bond ETF Fundo de Investimento de Índice (USDB11) e o Investo Bloomberg Global Bond ETF Fundo de Investimento de Índice (BNDX11), que são destinados aos investidores institucionais e de varejo, foram disponibilizados na última quarta-feira (13).

Com o lançamento, os investidores podem acessar o mercado internacional sem a necessidade de abrir conta no exterior.

O USDB11 acompanha o ETF americano BND (Vanguard Total Bond Market ETF), composto por mais de 10 mil ativos de renda fixa de médio prazo dos Estados Unidos.

Já o BNDX11 segue a performance do BNDX (Vanguard Total International Bond ETF), que acessa o mercado global de renda fixa, com foco em ativos da Europa, do Pacífico e dos Estados Unidos.

“Os ETFs da Investo vão investir em dois ETFs da Vanguard, o BNDX e o BND, que, somados, totalizam mais de US$ 400 bilhões sob gestão nos EUA. Para efeito de comparação, todos os ETF disponíveis no Brasil, somados, alcançam apenas US$ 10 bilhões. Isso reforça a importância de produtos como o BNDX11 e USDB11 estarem disponíveis ao investidor brasileiro”, comentou Cauê Mançanares, CEO da Investo, em comunicado.

O que é um ETF?

Um ETF, sigla em inglês para Exchange Trade Found, traduzido como fundo negociado em bolsa, é um tipo de fundo de investimento composto por ativos que seguem um índice de referência.

Primeiro, um fundo de investimento é uma carteira composta por diversos ativos, que podem ser de uma ou mais categorias – como renda fixa, variável, cambial, etc –, e é administrado por um gestor de alguma instituição financeira.

Para aplicar em um fundo, o investidor precisa comprar uma cota de participação, portanto, como “dono” de parte desse fundo, ele terá rentabilidade ou prejuízo de acordo com o desempenho dos papéis que compõe a carteira e, obviamente, na mesma proporção de sua cota.

Os índices de referência são indicadores de desempenho de um número de investimentos que estão disponíveis no mercado. Um exemplo é o Índice Bovespa (IBOV), que é o principal indicador de performance das ações das empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro.

Sendo assim, um exemplo de ETF é o BOVA11, que replica o IBOV. Imagine que se o IBOV subir 10% dentro de um mês, o BOVA11 também deverá subir praticamente na mesma proporção – vale lembrar que existem alguns descontos sobre a rentabilidade.

Em suma, o desempenho do fundo sempre dependerá do desempenho do índice de referência.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.