Passada a crise de maio que chacoalhou o mercado cripto, a gestora QR Asset divulgou as cinco criptomoedas que melhor e pior performaram no mês passado. Segundo a metodologia de análise da gestora especializada em blockchain e criptoativos, foram levantados os ativos que começaram ou terminaram o mês nos TOP40 e que possuíam valor de mercado superior a US$ 1 bilhão, segundo a plataforma Messari.
Segundo essa análise, entre os 5 piores desempenhos estão as criptos Solana, Cronos, THORChain, Avalanche e Terra Luna. Essa última, criada para sempre valer 1 dólar americano, virou pó depois de sofrer um ataque especulativo. As reservas da Luna Foundation – organização da rede Terra que apoia seus tokens, não foram suficientes para manter a paridade com a moeda americana, o que causou um rombo de US$ 40 bilhões aos seus investidores. Segundo a QR Asset, o valor perdido equivale a um Bradesco inteiro e a pouco menos do Itaú.
A Luna aponta no primeiro lugar do pior desempenho já que foi a única que chegou a zero e apresenta aproximadamente o dobro das perdas de suas companheiras no ranking.
Já entre os melhores desempenhos, a única alta do mês foi de TRX, token nativo da blockchain TRON, que subiu 29,50% no mês. A alta foi por conta do lançamento de protocolos de DeFi no ecossistema TRON, que prometem altos retornos anuais para depósitos em USDD, a stablecoin lançada ainda no início de maio. Com isso, o TVL (total value locked) da blockchain TRON saiu de 4,1 bilhões de dólares, no final de abril, para cerca de 6,01 bilhões de dólares, em 31 de maio – um crescimento de 46,6% em apenas um mês.
Veja neste Criptonews, com Dony De Nuccio, as demais criptomoedas que melhor performaram assim como outras notícias que movimentaram a semana no mercado cripto.
Veja também:
- The Merge: o que é e o que significa para o ethereum
- Criptogames: como impactam a indústria e os investimentos
- Bitcoin Cash: o que é, como funciona e vale a pena investir nessa cripto
- Microcoin: conheça esse tipo de criptoativo e veja se vale a pena investir
- Chiliz Criptomoeda: o que é e qual o futuro desta cripto