Siga nossas redes

Finanças

Dividendo do setor de óleo e gás deve ser o maior de 2024, aponta Inter

É esperado um dividend yield, rendimento de dividendo calculado sobre o preço da ação de uma empresa, de 10%.

Em relatório divulgado nesta quarta-feira (06), o Banco Inter informou que o setor de óleo e gás tem se destacado em relação às expectativas de pagamento de dividendos em 2024. Para o segmento é esperado um dividend yield (rendimento de dividendo calculado sobre o preço da ação de uma empresa) de 10%.

“Parte vindo de um ROE (retorno sobre o patrimônio líquido) elevado e parte de um valuation (avaliação) também mais descontado versus os demais segmentos”, destacou o analista Matheus Amaral, em relatório.

Além das commodities, aparecem como promissores os setores de telecom e o financeiro, com uma expectativa de uma taxa de rendimento de 7,2% e 7,1%, respectivamente. Na última posição está o segmento de tecnologia e mídia, com um dividend yield de 1,2%.

Em relatório, Amaral frisou que, além dos proventos, ao reinvestirem o capital de forma eficiente, as empresas costumam gerar valor ao acionista por meio do ganho de capital, já que há uma valorização das ações no mercado. Esse é o caso do segmento de tecnologia, em especial nos Estados Unidos.

“As ações norte-americanas têm característica de maior reinvestimento e ganho de capital vis-à-vis o pagamento de proventos, dado a característica de grandes companhias como as de
tecnologia, entre outras, que geralmente optam pelo reinvestimento no negócio”, destacou.

SetorDividend Yield
Óleo e Gás10,0%
Financeiro 7,2% 
Telecomunicações7,1%
Commodities7,1%
Utilities4,8% 
Real Estate4,7% 
Consumo básico 3,8% 
Indústria2,4%
Consumo discricionário 1,9% 
Saúde1,5%
Tecnologia e mídia1,2%
Fonte: Banco Inter

Petrobras

Uma das companhias que costumam pagar dividendos parrudos é a Petrobras, que nesta quinta-feira (07), irá divulgar seu balanço financeiro referente ao quarto trimestre de 2023. A expectativa do mercado, porém, está voltada para o anúncio dos dividendos.

Isso porque Jean Paul Prates, CEO da companhia, declarou no fim de fevereiro que a petroleira seria mais cautelosa no pagamento de dividendos extraordinários (que se refere ao lucro não previsto no caixa de uma companhia).

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.