Siga nossas redes

Finanças

Em caso de reeleição de Bolsonaro, 70% dos gestores comprariam mais ações

Em contrapartida, estudo da Empiricus Research com gestores de multimercados apontou fatia de 20%, em caso de vitória de Lula.

A Empiricus Research divulgou na tarde desta sexta-feira (28) a pesquisa mensal “Perspectiva dos Gestores”, apontando que 70% dos gestores de fundos comprariam mais ações na bolsa brasileira caso Jair Bolsonaro seja reeleito no domingo (30), ante um percentual de 20% em caso de vitória de Luiz Inácio Lula da Silva.

O estudo ouviu 45 gestoras com mais de R$ 160 bilhões em ativos sob gestão em fundos multimercados,

A posição neutra não chegou a 10% em caso de vitória de Bolsonaro, mas se Lula vencer no segundo turno, deve superar os 30%, segundo a pesquisa.

O levantamento também comparou o apetite dos gestores quando a juros, câmbio e commodities dependendo do cenário de domingo.

Posição em relação ao portfólio atual em caso de vitória de Lula ou Bolsonaro:

Fonte: Empiricus

Fonte: Empiricus

“Parece existir um viés para uma maior exposição ao risco caso o atual presidente Bolsonaro permaneça no poder”, avaliou Alexandre Costa, analista de investimentos da Empiricus, sobre as estratégias dos gestores.

“A diferença mais relevante está nas alocações de bolsa e juros, considerando a comparação entre as respostas. O cenário para commodities e câmbio, entretanto, não parece mudar muito em qualquer um dos casos.”

Na posição em juros, quase 50% vão comprar juros, em caso de vitória de Bolsonaro. Estratégia, de acordo com a Empiricus, que prevê a queda da taxa básica de juros, a Selic.

Se Lula for eleito, entretanto, cerca de 30% (a maior parte) indicaram uma posição neutra para juros, além de 25% apontarem “venda” projetando, portanto, um aumento da taxa básica de juros.

O cenário de commodities foi idêntico para ambos em razão da influência do mercado global.

As gestoras responderam a pesquisa da Empiricus Research por meio de um formulário eletrônico validado com entrevistas individuais.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.