Siga nossas redes

Finanças

HGRU11 é o FII mais recomendado para setembro; veja ranking

Levantamento do InvestNews é baseado nas recomendações de Warren, Empiricus, EQI Research, Genial, Órama, Ativa e XP Investimentos.

fundo imobiliário CSHG Renda Urbana (HGRU11) é o FII mais recomendado para investir no mês de setembro, de acordo com levantamento feito pelo InvestNews que compilou indicações das carteiras de sete bancos e corretoras. Em agosto, o fundo também foi destaque.

Entre as carteiras de FIIs analisadas, estão Warren, Empiricus, EQI Research, Genial, Órama, Ativa e XP Investimentos.

O objetivo é ter uma rentabilidade acima do IFIX, o índice que mede a performance dos principais fundos imobiliários da B3, que subiu 0,49% em agosto, após encerrar julho com alta de 1,33%. Para base de comparação, o CDI avançou 1,14% no mês passado.

Visão geral de supermercado Carrefour em São Paulo
Visão geral de supermercado Carrefour em São Paulo, Brasil. 18/07/2017. REUTERS/Paulo Whitaker/File Photo

O HGRU11 é um fundo híbrido que investe em imóveis dos segmentos de varejo, tanto supermercados, como vestuário e educacional. O patrimônio líquido do FII, gerido pelo CSHG, está alocado majoritariamente em imóveis físicos, mas também em cotas do fundo SPVJ11, FIIs e recebíveis imobiliários (CRIs).

Segundo a XP, os ativos do portfólio são resilientes, com alta concentração de contratos atípicos (quando a multa por rescisão corresponde à totalidade do tempo contratado), e 99,6% dos vencimentos concentrados após 2025. Entre os inquilinos, estão Carrefour, Pernambucanas, YDUQS, entre outros

Segundo comunicado da gestora, o UBS retomou a busca por um comprador interessado em comprar a administradora de fundos imobiliários controlada pelo Credit Suisse no Brasil, a Credit Suisse Hedging-Griffo (CSHG).

Ainda assim, o fundo dominou as recomendações no mês, com a XP avaliando que o fundo detém bons ativos, com contratos de aluguel a preços favoráveis e prazos longos, “trazendo boa previsibilidade para as receitas do fundo”.

Acreditamos também que a gestora vem obtendo sucesso com seu processo de reciclagem do portfólio, conseguindo negociar bons preços para seus ativos”.

Trecho de relatório da XP.

Genial, EQI, Warren, Órama e XP recomendam o fundo gerido pelo CSHG.

Ranking de recomendações de FIIs

Na segunda posição do ranking constam três fundos imobiliários que receberam quatro recomendações cada. Capitânia Securities II (CPTS11), Kinea Rendimento Imobiliário (KNCR11) e BTG Pactua Logística (BTLG11) dividem as recomendações.

O fundo da Kinea é um FII de papel (que investe em papeis de dívida imobiliária), alocado 94% em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), e o restante em Letras de Crédito Imobiliário (LCI).

A maior parte dos ativos (98,9%) são indexados ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI) e 0,4% indexados a Selic, com concentração de exposição no segmento de escritórios (55,8%) e shoppings (26,7%).

Já o BTLG11 é focado em imóveis do setor logístico. Com um valor de mercado de R$ 1,99 bilhão, sua cota tem valor patrimonial de R$ 98,50.

Dentre os maiores locatários do fundo como porcentagem da receita, estão Ambev (9%), Braskem (8%), BRF (7%), Westrock (5%) e Femsa Coca-Cola (4%). Cerca de 65% dos contratos possuem vencimento para depois de 2027.

Os contratos com os locatários são indexados em sua maior parte pelo IPCA (88%), seguido pelo IGP-M (12%).

Por sua vez, o portfólio do CPTS11 conta com 68,7% em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), 27,7% de cotas de outros fundos imobiliários e 3,6% em caixa.

A maior parte da carteira de CRIs (98,59%) é indexada ao IPCA, e sua taxa média de aquisição é de IPCA mais uma taxa de 6,64%. A duration (duração) média da carteira é de 5,7 anos, com um perfil mais defensivo, de proteção contra a inflação, e a gestora tem foco em ativos high grade (de alta qualidade).

“O fundo tem um histórico positivo em sua estratégia de obtenção de ganhos de capital com a negociação dos CRIs, e os gestores buscam atualmente uma reciclagem do portfólio com o desinvestimento em ativos de taxas menores no mercado secundário”, aponta em relatório a analista Maria Fernanda Violatti, da XP.

Outros cinco fundos imobiliários disputam três recomendações de compra, sendo: XP Malls (XPML11), CSHG Real Estate (HGRE11), RBR Hight Grade (RBRR11), JS Real State (JSRE11) e Bresco Logística (BRCO11).

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.