Siga nossas redes

Finanças

Ibovespa bate 4 recordes seguidos; hora de investir na bolsa?

Analista de investimentos explica quais cuidados são necessários em ‘topos históricos’.

O Ibovespa, principal indicador da bolsa brasileira, a B3, bateu seu 4º recorde seguido no último pregão, na quarta-feira (2). A sequência de notícias positivas sobre a bolsa de valores pode atrair novos investidores, animados com a tendência de alta. Mas será que momentos assim são propícios para começar a investir em ações?

O analista de investimentos Eduardo Perez, da Easynvest By Nubank, recomenda que o investidor tenha cautela, pois há diversos fatores para se levar em conta na decisão de entrar ou não para o mercado de ações. Para isso, ele aponta uma pergunta que o investidor pode fazer a si mesmo antes de entrar na bolsa: “você sabe explicar por que vai entrar neste momento? Foi porque viu uma dica que alguém falou ou realmente chegou a estudar para saber se faz sentido você entrar numa posição comprada em uma ação?”

Perez afirma que “não é porque o investidor viu a notícia de um topo histórico que ele tem que chegar comprando tudo”. Em vez disso, ele recomenda análise dos fundamentos das empresas antes investir em uma ação, sempre levando em conta a estratégia e perfil de investidor.

Outro ponto de alerta, segundo ele, é que sequências de recordes históricos costumam ser seguidas de correções – ou seja, movimentos de baixa. Não é possível prever exatamente quando isso vai acontecer, mas o investidor que chegar no momento errado pode ser prejudicado no curto prazo.

“Tem investidores carregando a posição há mais tempo e, quando chega perto de topo histórico, é muito provável que eles comecem a se desfazer dessas posições, comecem a vender”, explica Perez. Esse movimento pode então fazer com que “o investidor que chegou no último momento tenha um prejuízo” no primeiro instante.

Veja também:

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.