Siga nossas redes

Finanças

Ibovespa encerra a semana no azul; dólar acumula alta de 1,29%

Moeda norte-americana avançou com investidores de olho no aumento dos riscos fiscais no Brasil.

Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, encerrou a semana em alta de 0,29%. Mesmo tento oscilado nesta sexta-feira (1), com receio em relação a economia global e preocupação com os gastos do governo, o indicador avançou.

Já o dólar avançou 1,29% nesta semana, além de ter fechado em alta contra o real no dia, reagindo à aprovação do Senado sobre Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que estabelece um estado de emergência para ampliar e criar novos auxílios sociais.

No dia, o Ibovespa avançou 0,42%, aos 98.953 pontos. Já o dólar subiu 1,68%, negociado a R$ 5,3206.

Cenário interno

Investidores também estão atentos aos riscos fiscais domésticos, principalmente após a aprovação pelo Senado na véspera de PEC que cria novos benefícios, com um impacto de cerca de R$ 40 bilhões nas contas públicas.

As discussões sobre corte de impostos, subsídios a combustíveis, verbas emergenciais mais elevadas e outras medidas para aliviar os efeitos da inflação na população de baixa renda estão, segundo o BTG Pactual, aumentando a percepção de risco.

A equipe de estratégia do banco também destacou, em relatório com as recomendações para o mês, que tais medidas também têm adicionado incertezas sobre mudanças na atual âncora fiscal pelo próximo governo.

Na quinta-feira, o Ibovespa caiu 1,08%, a 98.541,95 pontos, acumulando queda de 11,5% em junho, pior performance desde março de 2020, quando foi duramente afetado pelo alastramento da pandemia pelo Brasil.

“A inflação e os aumentos das taxas de juros continuam a pesar negativamente na percepção de risco dos investidores”, afirmou a equipe da XP Investimentos.

Bolsas mundiais

Wall Street

Wall Street fechou em alta nesta sexta-feira em negociações esvaziadas, com investidores saindo para feriado prolongado nos EUA e embarcando no segundo semestre do ano de olho no próximo catalisador de movimento do mercado.

Todos os três principais índices de ações dos EUA reverteram perdas do início da sessão e encerraram em território positivo após o pior primeiro semestre do mercado de ações em décadas.

Ainda assim, todos os três índices registraram perdas no acumulado da semana.

O S&P 500 avançou 1,06%, para 3.825,33 pontos, enquanto o Nasdaq Composite subiu 0,90%, a 11.127,85 pontos e o Dow Jones Industrial Average teve alta de 1,05%, para 31.097,26 pontos.

“Estamos indo para um fim de semana prolongado por feriado e tivemos um rali de alívio no final do dia”, disse Joseph Sroka, diretor de investimentos da NovaPoint em Atlanta. “Mas provavelmente teremos que esperar até que os investidores retornem do fim de semana prolongado para ver se isso se sustenta no início do novo trimestre.”

Os participantes do mercado agora aguardam a temporada de resultados corporativos do segundo trimestre, um relatório de emprego para junho do Departamento do Trabalho norte-americano e a reunião de política monetária do Federal Reserve, marcada para o final deste mês.

Europa

As ações europeias fecharam estáveis nesta sexta-feira, uma vez que os ganhos no setor defensivo compensaram a venda de ações de semicondutores e ligadas às commodities, enquanto os investidores se preparam para o primeiro aumento dos juros pelo Banco Central Europeu (BCE) em mais de uma década neste mês.

Dados nesta sexta-feira mostraram que a inflação da zona do euro foi maior do que o esperado e atingiu outro recorde em junho. Isso reforça os argumentos a favor de um rápido aumento dos juros pelo BCE, já que pico da inflação ainda pode estar a meses de distância.

Movimentos agressivos do banco central para reduzir a inflação deixaram os investidores preocupados com o provável impacto sobre o crescimento econômico. O STOXX 600 perdeu 1,4% esta semana e recuou mais de 16% este ano, já que as preocupações com a inflação até a economia chinesa e a invasão russa da Ucrânia reduziram o apetite ao risco

“A porta está aberta para (o BCE) ser significativamente mais agressivo na tentativa de reduzir a inflação”, disse Michael Brown, chefe de inteligência de mercado da Caxton.

O índice STOXX 600 reduziu as perdas de até 1% na sessão para fechar com variação negativa de 0,02%, um dia depois de marcar seu pior trimestre desde a liquidação causada pela pandemia do início de 2020.

  • Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,01%, a 7.168,65 pontos.
  • Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,23%, a 12.813,03 pontos.
  • Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,14%, a 5.931,06 pontos.
  • Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,29%, a 21.354,65 pontos.
  • Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,96%, a 8.176,10 pontos.
  • Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,12%, a 6.051,75 pontos.

Ásia e Pacífico

As ações da China fecharam em baixa, acompanhando os mercados asiáticos em meio às preocupações dos investidores com as perspectivas econômicas globais, embora os principais índices tenham avançado pela quinta semana consecutiva já que a economia doméstica mostrou sinais de recuperação com a queda da Covid-19.

  • Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 1,73%, a 25.935 pontos.
  • Em HONG KONG, o índice HANG SENG permaneceu fechado.
  • Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,32%, a 3.387 pontos.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,41%, a 4.466 pontos.
  • Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 1,17%, a 2.305 pontos.
  • Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 3,26%, a 14.343 pontos.
  • Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,21%, a 3.095 pontos.
  • Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,43%, a 6.539 pontos.

*Com informações da Reuters.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.