O Ibovespa disparou nesta segunda-feira (3), após o 1º turno da eleição presidencial no Brasil mais apertado do que apontavam as pesquisas eleitorais, elevando a possibilidade de reeleição do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e de uma agenda econômica percebida como mais liberal, na leitura do mercado. O aumento dos preços do petróleo no exterior também pesaram. Já o dólar, por sua vez, despencou frente ao real.

No dia, o Ibovespa avançou 5,54%, aos 116.134 pontos. Já o dólar recuou 4,07%, negociado a R$ 5,1746.

Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) vão disputar 2º turno das eleições presidenciais, com o petista recebendo 48,37% dos votos válidos no domingo (2), enquanto o atual presidente, 43,25%.

Os resultados registrados e as pesquisas de intenções de voto acenderam o alerta de analistas, com o desempenho de Bolsonaro surpreendendo. O mercado repercute ainda a formação da Câmara e Senado, com o governo atual conseguindo eleger vários senadores, liderando em estados nos cargos de governador.

Destaques da bolsa

Ações da Petrobras (PETR3; PETR4) e Sabesp (SBSP3) foram destaques de forte alta da bolsa brasileira. Os papéis preferenciais da petroleira avançaram 7,99%, negociados por volta de R$ 32,18, e os da companhia estatal de saneamento paulista subiram 16,94%, com uma visão de maior chance para privatização com a liderança de Tarcísio de Freitas para o governo de São Paulo, que irá disputar o segundo turno com Fernando Haddad.

Bolsas mundiais

Wall Street

As ações de Wall Street encerraram em alta acentuada nesta segunda-feira, no início do último trimestre de um ano tumultuado em que investidores têm se preocupado com aumentos agressivos dos juros em meio à inflação historicamente alta e a temores de desaceleração do crescimento econômico.

De acordo com dados preliminares, o S&P 500 ganhou 2,54%, para 3.678,43 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 2,23%, para 10.811,04 pontos. O Dow Jones subiu 2,63%, para 29.480,41 pontos.

Europa

As ações europeias subiram nesta segunda, em um início positivo para o último trimestre deste ano, depois que uma série de dados fracos de atividade econômica ajudaram a aliviar o nervosismo em torno do ritmo de aperto da política monetária pelos bancos centrais para conter a inflação descontrolada.

O índice pan-europeu STOXX 600 reverteu as perdas anteriores da sessão e fechou em alta de 0,77%, a 390,83 pontos, com dados que mostraram nova contração da atividade industrial na zona do euro em setembro, prejudicada por uma crescente crise de custo de vida e contas de energia crescentes.

Ásia e Pacífico

A maioria dos mercados acionários asiáticos fechou em queda nesta segunda-feira, mas o índice japonês Nikkei encontrou suporte na força das ações de energia e semicondutores. As negociações na região devem ser fracas esta semana devido a feriados.

*Com informações da Reuters.