O Ibovespa fechou em queda nesta quinta-feira (15), acompanhando o movimento em Wall Street, com investidores repercutindo a divulgação de dados que podem motivar a continuidade da elevação dos juros nos Estados Unidos com mais força pelo Federal Reserve (Fed). O dólar avançou sobre o real.

No dia, o Ibovespa caiu 0,54%, aos 109.953 pontos. Já o dólar avançou 1,18%, negociado a R$ 5,2390.

Dados dos EUA

Nesta quinta-feira, o Departamento de Comércio dos EUA informou que as vendas no varejo do país subiram 0,3% em agosto, superando a expectativa em pesquisa da Reuters de estabilidade sobre julho.

Um relatório separado do Departamento do Trabalho norte-americano mostrou que os pedidos iniciais de auxílio-desemprego caíram em 5 mil, para 213 mil em dado ajustado sazonalmente, na semana encerrada em 10 de setembro, sinalizando a resiliência do mercado de trabalho dos EUA.

“As condições econômicas são muito boas nos EUA e isso é bastante compatível com a trajetória de alta de 75 pontos-base nos juros na próxima reunião (do Fed)”, disse Mabrouk Chetouane, chefe de estratégia de mercados globais da Natixis Investment Managers Solutions.

“Se os investidores ainda estão subestimando a determinação do Fed de lutar contra a inflação, uma das principais preocupações é que veremos a volatilidade aumentar nas próximas semanas.”

Dados do Brasil

No Brasil, o Banco Central informou que seu indicador da atividade econômica (IBC-Br) de julho subiu 1,17% sobre o mês anterior, resultado bem acima do esperado.

Além disso, a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia elevou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para 2022, de 2% para 2,7%.

Bolsas mundiais

Wall Street

Wall Street encerrou em baixa nesta quinta-feira e ampliou suas perdas nas negociações do final da tarde.

A liquidação ganhou impulso no final da sessão, com líderes de mercado, que incluem Microsoft Corp, Apple Inc e Amazon.com Inc, afetando mais fortemente o índice de tecnologia Nasdaq.

De acordo com dados preliminares, o S&P 500 perdeu 1,13%, para 3.901,61 pontos. O Nasdaq recuou 1,42%, para 11.553,49 pontos. O Dow Jones caiu 0,56%, para 30.961,85 pontos.

Europa

As ações europeias fecharam em queda nesta quinta-feira, revertendo ganhos de mais cedo na sessão, com ações de energia e tecnologia sofrendo as maiores retrações em meio a preocupações com uma política monetária mais apertada e questões geopolíticas.

Ásia e Pacífico

Ibovespa opera em alta, acompanhando exterior; dólar cai
Pessoas passam pela frente de painel eletrônico em Xangai com cotações do mercado financeiro 15/2/2016 REUTERS/Aly Song

As ações da China caíram nesta quinta-feira, com investidores vendendo ações de energia renovável para comprar incorporadoras na expectativa de apoio iminente do governo, enquanto gigantes de tecnologia e empresas de biotecnologia impulsionaram a bolsa de Hong Kong.

*Com informações da Reuters.