Siga nossas redes

Finanças

NFTs de balé com dançarina russa Osipova são leiloados

Coleção será oferecida pela casa Bonhams e tem oferta aberta até 10 de dezembro.

Natalia Osipova apresenta “A Morte do Cisne” 12/11/2020 REUTERS/Toby Melville

A casa de leilões Bonhams disse que está colocando à venda os primeiros tokens não fungíveis (NFTs) para balé do mundo, com a dançarina russa Natalia Osipova no papel principal.

Os NFTs apresentam três performances de Osipova, dançarina principal do Royal Ballet de Londres. Duas são do balé clássico “Giselle”, enquanto a terceira é de “Left Behind”, uma dança contemporânea que ela interpreta com seu parceiro Jason Kittelberger.

A coleção, chamada “Natalia Osipova: Triptychare”, será oferecida no leilão “Encore! Modern Art on Stage”, da Bonhams, com licitações abertas de segunda a 10 de dezembro.

“Eu realmente espero que possamos criar uma plataforma de arte porque a dança sempre fica para trás”, disse Osipova à Reuters. Ela está atualmente se apresentando em “Giselle” no The Royal Opera House.

“Com a dança, só dá para ver o show ao vivo e a gente quer estar… (na) frente (e ter) independência financeira, isso é muito importante para a arte”, acrescentou. Os compradores bem-sucedidos terão licença completa das obras.

“Artistas performáticos até agora não tinham como vender a propriedade de suas apresentações”, disse Nima Sagharchi, chefe de arte digital da Bonhams, durante uma prévia das obras. “Os NFTs oferecem a eles essa oportunidade.”

Os tokens não fungíveis estão sendo oferecidos juntamente com pinturas, gravuras, manuscritos e desenhos de fantasias, entre outros itens para teatro, balé, dança, música e circo.

Veja também

  • Vale a pena comprar Shiba Inu, a criptomoeda ‘concorrente’ do Dogecoin?
  • Metaverso é o futuro da tecnologia?
  • Blockchain: o que é e como funciona

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.