Mais de 33 milhões de chaves já foram cadastradas no PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, segundo levantamento divulgado pelo órgão. Deste total, o Nubank foi a instituição financeira que mais recebeu cadastros, superando 8 milhões. O lançamento do sistema está previsto para o dia 16 de novembro.
LEIA MAIS: 5 coisas que vão mudar na sua vida depois do PIX
Em segundo lugar no ranking do BC, aparece o MercadoPago com 4,7 milhões de registros, seguido da PagSeguro, que recebeu até o momento 4,3 milhões de chaves dos usuários. Desbancado por fintechs e instituições de pagamentos, o primeiro grande banco da lista, o Bradesco (BBDC4), aparece em quarto lugar, com 3,7 cadastros do PIX.
A Caixa Econômica Federal é a quinta colocada da lista, com 2,4 milhões de registros, à frente do Banco do Brasil (BBAS3), com 2,1 milhões, e do Itaú Unibanco (ITUB4), que somou até o momento 1,7 milhão.
Entenda o PIX
Anunciado em fevereiro de 2020, o novo sistema deve começar a operar no dia 16 de novembro e vai permitir fazer pagamentos em tempo real. A ideia é simplificar as transferências eletrônicas, em qualquer hora do dia, em todos os dias da semana, seja por meio dos bancos ou fora deles, como outras instituições de pagamentos.
Assim que o pagamento for feito, o valor será transferido diretamente para quem recebe, tanto pessoa física quanto empresas. Para isso, todas as movimentações financeiras vão passar por uma base de dados única e centralizada que será gerenciada pelo 24 horas por dia pelo Banco Central.
As instituições financeiras começaram a cadastrar os clientes nas chaves do PIX a partir do dia 5 de outubro. De olho nas dúvidas em torno do sistema, o InvestNews preparou um guia com perguntas e respostas sobre como ele vai mudar a nossa relação com os pagamentos eletrônicos — e até com o dinheiro físico.
Como funcionam as chaves
A “chave Pix”, que começa a ser cadastrada em 5 de outubro, funciona como um “apelido” que será usado para o cliente identificar sua conta no sistema. Alguns bancos e fintechs optaram por fazer um pré-cadastro desta chave.
O Nubank, por exemplo, oferecia uma opção de pré-registro no aplicativo antes mesmo do lançamento. Mesmo tendo feito esse processo, a partir de 5 de outubro, será precido confirmar com os usuários o efetivo cadastramento das chaves no Pix, segundo a Febraban, entidade que representa os bancos.
Serão quatro opções de chaves PIX:
- Número de CPF/CNPJ
- Eemail
- Número do celular
- EVP (sequência alfanumérica de 32 dígitos que, após solicitação do cliente, criará um QR Code)