Siga nossas redes

Finanças

Receita abre consulta a lote de restituição do IR

Restituição será feita no dia 17 de fevereiro

Publicado

em

Receita Federal
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A Receita Federal abre hoje (10), a partir das 9h, nova consulta ao lote residual de restituição multiexercício do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), referente aos anos de 2008 a 2019. O crédito bancário, no valor total de R$ 297 milhões, será efetuado no dia 17 de fevereiro para mais de 116 mil contribuintes.

Desse total, R$ 133,467 milhões serão liberados para contribuintes preferenciais, como idosos a partir de 60 anos, deficientes físicos ou mentais, portadores de doenças graves e professores.

Para saber se teve a declaração liberada, basta acessar a página da Receita na Internet, ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências, regularizar a situação e entregar a declaração retificadora. Outra opção de consulta é pelo aplicativo para tablets e smartphones. 

O contribuinte tem um ano para resgatar o valor. Fora do prazo, será necessário preencher o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou ir diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

*Com Agência Brasil

O Home Broker dos sonhos é grátis! Conheça agora!

Anúncio Patrocinado Não corra o risco de faltar dinheiro lá na frente. Não corra o risco de faltar dinheiro lá na frente.

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.