Siga nossas redes

Finanças

Tesouro Direto já permite resgatar dinheiro no mesmo dia

Com a mudança, a liquidação dos papéis do Tesouro acontece em D+0 para as operações feitas até 13h.

Tesouro Direto/Pixabay

Os investidores que venderem seus papéis do Tesouro Direto agora vão receber o dinheiro dos resgates no mesmo dia, caso a operação seja feita até 13h. Na prática, não será mais preciso esperar dois dias para ver o dinheiro entrar na conta. A mudança vale a partir desta segunda-feira (13) para a liquidação dos resgates dos títulos públicos.

A novidade foi anunciada pela B3 no começo de maio. Com a mudança, a liquidação dos papéis do Tesouro acontece agora em D+0 (no mesmo dia da ordem de venda) para pedidos de resgate feitos até 13hApós este horário, a liquidação acontecerá em D+1, no prazo de um dia útil após o pedido.

“A antecipação de resgates para D+0 compreende mais uma melhoria no Tesouro Direto, resultado de discussões recorrentes com todos os participantes do programa, como forma de propiciar facilidade e melhores alternativas para o investimento dos brasileiros”, informou a B3 ao anunciar a mudança.

Tesouro Direto é um programa de compra e venda de títulos públicos federais para pessoas físicas. Ele funciona como uma espécie de empréstimo do investidor para o governo se financiar, na forma de títulos de dívida. Em troca, o Tesouro paga juros para quem deixou seu dinheiro investido.

Como funcionavam os resgates

Antes da mudança, o investidor que vendia o papel do Tesouro Direto entre meia-noite e 18h de dias úteis tinha o dinheiro pago na conta de sua corretora ou banco a partir das 13h do primeiro dia útil seguinte ao pedido de resgate.

Quando a venda dos papéis era feita entre 18h e meia-noite dos dias úteis, finais de semana e feriados, o dinheiro caía na conta do investidor a partir das 13h do segundo dia útil após a ordem de resgate (D+2).

Leia também

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.