Siga nossas redes

Finanças

Wall Street caça vencedores de IA além da Nvidia em mercados emergentes

Maiores gestores de recursos do mundo buscam próxima onda de vencedores da inteligência artificial fora dos EUA

Alguns dos maiores gestores de recursos do mundo estão em busca da próxima onda de vencedores da inteligência artificial fora dos EUA.

Num momento em que a euforia global com a IA impulsionou um aumento de três vezes da Nvidia e um salto de 50% no índice referencial dos EUA para fabricantes de semicondutores em menos de um ano, os investidores estão de olho nos mercados emergentes em busca de melhor valor e um conjunto maior de opções.

O braço de gestão de ativos do Goldman Sachs disse que está procurando especificamente participações em fabricantes de componentes da cadeia de suprimentos de IA, como sistemas de refrigeração e fontes de alimentação. O JPMorgan favorece os fabricantes tradicionais de eletrônicos que podem se transformar em líderes da IA, enquanto os gestores de investimentos da Morgan Stanley apostam em atores onde a IA ainda está remodelando os negócio em setores não tecnológicos.

“Vemos a IA como um motor de crescimento nos mercados emergentes”, disse Jitania Kandhari, vice-diretora de investimentos do Morgan Stanley. “Embora já tenhamos investido anteriormente em beneficiários diretos da IA, como os semicondutores, no futuro será fundamental procurar empresas em diferentes setores que estejam adotando a IA para aumentar os lucros.”

LEIA MAIS: Sem techs, Ibovespa vai para a lanterninha da América Latina

As ações de IA lideram a recuperação de US$ 1,9 trilhão nos mercados emergentes este ano, com empresas de chips taiwanesas e sul-coreanas, como Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. e SK Hynix Inc., respondendo por 90% dos ganhos, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

Apesar desta recuperação, a maioria das ações de IA dos mercados emergentes ainda oferece um valor muito melhor do que os seus pares nos EUA. Enquanto a Nvidia é negociada a 35 vezes o lucro projetado, os gigantes asiáticos de IA são normalmente avaliados entre 12 e 19 vezes.

Muito além da Nvidia

Os mercados em desenvolvimento também oferecem um crescimento mais rápido. Os analistas prevêem um aumento de 61% nos lucros das empresas tecnológicas dos mercados emergentes como um todo, em comparação com o aumento de 20% que previam para os seus pares dos EUA, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. Até agora, as estrelas do show são as empresas que já eram líderes em tecnologia antes do rali de IA, como a TSMC e a Hon Hai Precision Industry Co.

A dupla e a MediaTek Inc., também fabricante de chips, participam de um fundo do JPMorgan de um único país que investe em ações de Taiwan e superou em 96% o desempenho de mais de 1.400 pares. As três ações também estão entre as 10 principais participações do ETF iShare MSCI EM Ex-China, que dobrou de valor nos últimos cinco meses.

“As empresas de tecnologia que historicamente têm sido fornecedoras de grandes nomes podem muito bem emergir como grandes players”, disse Anuj Arora, chefe de mercados emergentes e ações da Ásia-Pacífico no JPMorgan. “A adaptação precoce desta tecnologia significa que estas empresas estão muito à frente dos seus concorrentes no aproveitamento de novas evoluções.”

LEIA MAIS: TSMC e ASML, as ‘coadjuvantes’ da Nvidia, vivem boom em 2024

No caso de quem busca oportunidades ainda em IA, existem certas empresas de tecnologia fora do eixo dos EUA que podem se beneficiar do rali do seleto grupo composto pelas gigantes Alphabet (GOGL34), Amazon (AMZO34), Apple (AAPL34), Meta (FBOK34), Microsoft (MSFT34), Nvidia (NVDC34) e Tesla (TSLA34).

“Embora muitos investidores tenham recorrido às ‘Mag 7’ para exposição à IA, é importante lembrar que esta tecnologia complexa depende de muitas ferramentas e recursos, nem todos derivados dos EUA”

Julian McManus e Christopher O’Malley, gerentes de portfólio da Janus Henderson

Além dos exemplos óbvios, como ASML e TSMC, como mostrou reportagem do InvestNews ao falar das “coadjuvantes” da Nvidia, a Janus Henderson aponta a sul-coreana SK hynix. A empresa é líder na produção de chips de memória de última geração – um componente essencial para servidores de IA.

Para a gestora britânica, essas empresas não norte-americanas seguem fora dos holofotes, mas não por isso têm menor potencial de valorização e crescimento. Afinal, são provedoras essenciais de grande parte da tecnologia que está sendo desenvolvida pelas ‘Mag 7’. 

Ainda assim, o burburinho está aumentando e mais investidores estão injetando dinheiro.

Por exemplo, a Hanmi Semiconductor Co. da Coreia, detida maioritariamente pela família do bilionário Kwak Dong Shin, subiu cerca de 120% este ano, registando os melhores ganhos entre os membros do Índice MSCI de Mercados Emergentes. Também viu a sua quota de participação estrangeira aumentar nas últimas semanas, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

No Vietnã, o fornecedor de serviços de TI FPT Corp. saltou quase 20% este ano, elevando o Ashmore EM Frontier Equity Fund como o melhor desempenho entre os fundos de mercados emergentes geridos ativamente nos EUA.

Para os fundos negociados em bolsa focados nos mercados emergentes, mais de metade de todas as entradas deste ano foram para o ETF iShares MSCI EM ex-China, cujas 10 principais participações incluem empresas que estão a investir em IA, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

Em outros lugares, as empresas estabelecidas atraíram novo interesse dos investidores após sinalizarem que estão migrando para a IA.

A Arábia Saudita está se tornando um foco para empreendimentos chineses de IA, como a parceria de nuvem do Alibaba Group Holding Ltd. com a Saudi Telecom Co.

A Reliance Industries Ltd. da Índia, gigante do petróleo dirigida pelo bilionário Mukesh Ambani, desenvolveu um modelo estilo chatGPT com recursos em 22 idiomas indianos. A empresa também faz parte da transformação digital no país de 1,4 bilhão de habitantes.

“Gostaríamos de apontar para a mentalidade potencial de ‘campeões nacionais’ que está a desenvolver-se em torno da IA em alguns mercados”, disse Luke Barrs, chefe global de gestão de carteiras de clientes de capital fundamental na Goldman Sachs. “Os países estão concentrados em promover empresas locais que possam ser futuros líderes.”

Risco emergente

O mercado financeiro não está isento de riscos, em especial os emergentes, que estão estreitamente ligados aos EUA. Isso significa que uma liquidação nas ações de IA pode repercutir em todo o mundo.

Alternativamente, se os ganhos do mercado de ações se alargarem, outros setores poderão recuperar o atraso e os nomes da IA poderão ficar para trás.

Ainda assim, os investidores estão cada vez em busca de alternativas nos mercados emergentes às ações tecnológicas dos EUA que se expandiram excessivamente, disse Kandhari, da Morgan Stanley.

“Nos mercados emergentes, eles estão vendo a IA como um impulsionador subestimado no futuro”, disse ela. “Há muitas frutas ao alcance da mão para fazer suco nesses lugares.”

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.