Siga nossas redes

Geral

3 fatos para hoje: Lula quer reduzir filas do SUS; produção alemã cai

E mais: indicador antecedente de emprego do Brasil tem queda de 0,8 ponto em janeiro.

1 – Lula lança programa para reduzir filas do SUS

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, lançaram hoje (6) no Rio de Janeiro um programa para reduzir filas de cirurgias eletivas, exames e consultas especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS). Serão destinados inicialmente R$ 200 milhões.

Para ter acesso aos recursos, cada estado deverá apresentar um plano de ação, que deve fixar as prioridades conforme a realidade local. Nesse primeiro momento, o foco estará na redução das filas de cirurgias eletivas, principalmente abdominais, ortopédicas e oftalmológicas. Posteriormente, o esforço estará voltado para os exames e as consultas de especialistas.

Segundo Nísia Trindade, em alguns locais, já existem políticas de redução das filas com resultados positivos. “Alguns estados têm planejamentos avançados. A situação do Brasil é muito desigual”, ponderou a ministra Nísia. Ela explicou ainda que cada plano incluirá metas pactuadas com o Ministério da Saúde.

Em seu discurso, Lula avaliou que o acesso a médicos especialistas é um realidade distante da população mais pobre. “Ele até tem acesso ao centro de saúde para fazer a primeira consulta. Mas quando o médico pede para ele visitar um outro especialista, ele espera oito meses, nove meses, um ano. Às vezes morre sem ter o atendimento”, disse o presidente.”Nem todo mundo pode pagar um oftalmologista. Parece uma coisa muito distante do pobre”, acrescentou.

Lula também fez uma analogia com o Brasil Sorridente, programa criado em 2003 durante o seu primeiro governo.

“Eu viajava muito o país e a coisa que mais me deixava triste era ver uma pessoa sem nenhum dente ou faltando quatro, cinco dentes na boca. A pessoa não conseguia mais sorrir sem colocar a mão na boca. Eu achava que era preciso transformar a questão odontológica em uma questão de saúde pública. Era impressionante não ter odontologia nos planos públicos de saúde”.

Super Centro Carioca

O lançamento do programa ocorreu juntamente com a inauguração do Super Centro Carioca de Saúde (foto), no bairro de Benfica, na zona norte da capital fluminense. Desde outubro do ano passado, o local já vinha realizando atendimentos em diversas áreas como angiologia, cardiologia, neurologia, dermatologia, ginecologia, ortopedia e urologia, entre outras.

Agora, a estrutura conta também com serviços de exames, incluindo endoscopia, colonoscopia e ressonância magnética, e um centro para diagnósticos e tratamentos oftalmológicos.

A prefeitura do Rio de Janeiro trabalha com a meta de zerar a fila de cirurgias oculares do município até junho. No segundo semestre, o Super Centro Carioca de Saúde passaria a atender moradores de outros municípios fluminenses. Estima-se que há 16 mil pessoas no estado aguardando para fazer alguma cirurgia no olho, metade delas na capital.

Fábrica da ThyssenKrupp em Duisburg, Alemanha 14/11/2022. REUTERS/Wolfgang Rattay/Files

2 – Produção industrial da Alemanha cai mais do que o esperado em dezembro

A produção industrial alemã caiu mais do que o esperado em dezembro, pressionada por queda em setores intensivos em energia, disse a agência federal de estatísticas nesta terça-feira.

A produção industrial diminuiu 3,1% em relação ao mês anterior, disse a agência. A expectativa em pesquisa da Reuters era de retração de 0,7% no mês.

A queda foi mais severa nos setores industriais intensivos em energia, onde a produção diminuiu 6,1% em dezembro na comparação com novembro.

Isto ilustra como a crise energética está prejudicando gravemente a indústria, disse Carsten Brzeski, chefe global de macroeconomia do ING.

“O antigo motor de crescimento da economia alemã está tropeçando e não há uma melhora à vista”, disse Brzeski.

A Alemanha, mais duramente atingida pelos problemas de fornecimento de gás russo para a Europa Ocidental, pediu às famílias, empresas e indústria que tentassem cumprir uma meta nacional de 20% de economia de gás para ajudar a evitar a escassez de gás durante o inverno.

Para 2022 como um todo, a produção industrial alemã foi 0,6% menor em termos ajustados ao calendário do que em 2021 e 5,0% menor do que no ano de 2019, pré-pandemia.

3 – Indicador antecedente de emprego inicia 2023 com queda de 0,8 ponto em janeiro, diz FGV

O Indicador Antecedente de Emprego do Brasil caiu 0,8 ponto em janeiro, iniciando 2023 com 73,9 pontos, de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, havia subido em dezembro, mas voltou a cair mantendo-se em patamares historicamente baixos após uma série de resultados negativos no final de 2022, disse a FGV.

“As expectativas de desaceleração econômica em 2023 também não deixam muitas esperanças de que o indicador volte a sinalizar uma trajetória positiva. Com a pandemia cada vez mais no passado, quem vai ditar o ritmo de recuperação do mercado de trabalho é a atividade econômica”, disse em nota Rodolpho Tobler, economista da FGV Ibre.

Em janeiro, quatro dos sete componentes do IAEmp contribuíram para a queda do indicador, com destaques para os indicadores que medem a Situação Atual e Tendência dos Negócios de Serviços, que contribuíram igualmente com -0,6 ponto, e o indicador de Emprego Previsto de Serviços, que contribuiu com -0,4 ponto, disse a FGV.

*Com Reuters e Agência Brasil.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.