Siga nossas redes

Geral

3 fatos para hoje: reforma tributária; Twitter versus Meta; troca no Turismo

Twitter ameaça processar Meta por causa de plataforma Threads; governo confirma troca no Ministério do Turismo.

1 – Lula diz que aprovação da reforma tributária é “grande vitória para o país”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou que a aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados é “um momento histórico e uma grande vitória para o país”.

“O Brasil terá sua primeira reforma tributária do período democrático. Um momento histórico e uma grande vitória para o país, disse ele em publicação no Twitter.

“Parabéns para a Câmara dos Deputados pela significativa aprovação ontem e ao ministro @Haddad_Fernando pelo empenho no diálogo e no avanço da reforma. Estamos trabalhando para um futuro melhor para todos”, completou.

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta sexta-feira o texto-base da reforma tributária em segundo turno e convocou sessão para esta manhã para concluir a análise de destaques ao texto e encaminhar a matéria ao Senado.

A aprovação foi um primeiro passo histórico após décadas de discussão do tema no Congresso, e confere uma vitória não apenas para o governo, que a considera prioritária, mas também ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que abraçou a proposta e trabalhou ativamente por sua aprovação.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Paris 23/06/2023 Lewis Joly/Pool via REUTERS

2- Twitter ameaça processar Meta por causa de plataforma Threads

O Twitter tem ameaçado processar a Meta por causa de sua nova plataforma Threads em uma carta enviada ao presidente-executivo da proprietária do Facebook, Mark Zuckerberg, pelo advogado do Twitter, Alex Spiro.

A Meta, que lançou o Threads na quarta-feira e já registra mais de 30 milhões de inscrições, busca competir com o Twitter de Elon Musk aproveitando os bilhões de usuários do Instagram.

A Meta é dona do Facebook e do Instagram.

Spiro, em sua carta, acusou a Meta de contratar ex-funcionários do Twitter que “tiveram e continuam tendo acesso aos segredos comerciais do Twitter e a outras informações altamente confidenciais”, conforme noticiado primeiro pelo site de notícias Semafor.

“O Twitter pretende fazer cumprir rigorosamente os seus direitos de propriedade intelectual e exige que a Meta tome medidas imediatas para cessar o uso de quaisquer segredos comerciais do Twitter ou outras informações altamente confidenciais”, escreveu Spiro na carta.

Uma fonte da Reuters com conhecimento da carta confirmou seu conteúdo nesta quinta-feira. Spiro não respondeu a um pedido de comentário da reportagem.

“Ninguém na equipe de engenharia do Threads é ex-funcionário do Twitter — isso simplesmente não existe”, disse o porta-voz da Meta, Andy Stone, em uma publicação no Threads.

Um ex-funcionário sênior do Twitter disse à Reuters que não tinha conhecimento de nenhum ex-funcionário trabalhando no Threads, nem de nenhum funcionário sênior que tenha ido à Meta.

Enquanto isso, o proprietário do Twitter, Musk, escreveu: “A concorrência é aceitável, a trapaça não”, em resposta a um tuíte que citava a notícia.

Logotipos do Threads e Twitter 6/7/2023 REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração

3 – Governo confirma troca no Ministério do Turismo

O Palácio do Planalto decidiu na noite desta quinta-feira confirmar a troca no Ministério do Turismo, com a saída de Daniela Carneiro e entrada do deputado Celso Sabino (UB-PA), após reunião da qual participaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra demissionária.

O anúncio, feito em nota pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, é uma reviravolta em relação à posição pública externada pouco antes pelo colega de Planalto, o titular da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, a jornalistas de que discussões sobre eventuais mudanças no cargo ficariam para a próxima semana.

Na nota, Padilha disse que na reunião, ocorrida no Planalto, que também contou com a participação do prefeito de Belford Roxo e marido de Daniela, Waguinho, foi possível esclarecer “questões partidárias que motivam a troca no Ministério do Turismo, e a ministra demonstrou sua compreensão com a decisão do governo”.

“O presidente agradeceu a ministra pelo excelente trabalho feito pela recuperação do turismo no Brasil e pela disposição dela de permanecer contribuindo com o governo no Congresso, com o protagonismo de ser a deputada federal mais votada do Rio de Janeiro”, afirmou a manifestação.

A nota diz ainda que Lula e Padilha vão se reunir com dirigentes do União Brasil, em data a ser definida na sexta-feira, para receber a indicação de Celso Sabino para o cargo, “dando continuidade ao trabalho pela recuperação de um setor tão importante para a geração de emprego e renda no Brasil”.

Aliados de Sabino já fizeram chegar ao Planalto que ele gostaria de contar com uma pasta do Turismo “turbinada”, com o retorno do da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) para a pasta, disse uma fonte ligada à cúpula do União. A Embratur, uma empresa de promoção de turismo no exterior, é atualmente presidida pelo petista Marcelo Freixo.

Com Reuters

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.