Siga nossas redes

Geral

5 fatos para hoje: lei sobre Internet das Coisas aprovada no Senado; IPCA-15

Projeto de Lei cria isenção tributária para dispositivos e sistemas de comunicação máquina a máquina.

Celular
Executivo segurando um celular

1 – Lei sobre Internet das Coisas pode gerar milhões de empregos

Com a aprovação, pelo Senado, do Projeto de Lei (PL) nº 6.549/2019, que cria isenção tributária para dispositivos e sistemas de comunicação máquina a máquina, a expectativa é que a implementação da internet das coisas e da internet 5G gere mais de 10 milhões de empregos, segundo o Ministério das Comunicações.

LEIA MAIS: ‘5G permitirá desenvolver muitos modelos de negócios’, diz CEO da TIM 

“Além de impulsionar o uso de novas tecnologias, tanto dentro de casa como no agro [negócio], a internet das coisas vai também proporcionar a geração de milhões de empregos em todo o Brasil. Mais um passo assertivo para contribuir com retomada da economia em 2021”, disse o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

O texto segue agora para sanção presidencial.

2 – IPCA-15 sobe 0,81% em novembro, diz IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial, subiu 0,81 por cento em novembro, sobre alta de 0,94 por cento no mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa da Reuters com economistas estimava alta de 0,72 por cento para o período.

3 – Petrobras lança programa para apoiar fornecedores

A Petrobras informou nesta terça-feira que lançou o Programa Mais Valor, ferramenta de soluções financeiras para estimular a cadeia produtiva atingida pela pandemia, com potencial de registrar R$ 3 bilhões em transações por mês.

A partir do dia 30 deste mês, a ferramenta estará aberta às empresas interessadas em antecipar faturas com taxas mais competitivas, disse a companhia.

A nova solução ampliará o acesso das empresas a operações de capital de giro junto aos bancos parceiros, utilizando o risco de pagamento da Petrobras (risco sacado), segundo a companhia.

“Avaliamos que o programa terá impacto positivo no fluxo de caixa dos fornecedores que, assim como a companhia, atravessam a crise. Vamos acompanhar a adesão, mas o volume de transações tem potencial de chegar a 3 bilhões de reais por mês”, disse em nota a diretora de Finanças e Relacionamento com Investidores da Petrobras, Andrea Marques de Almeida.

4 – Ânima Educação anuncia oferta de ações

A Ânima Educação anunciou nesta terça-feira oferta primária de até 36,45 milhões de ações com esforços restritos, que espera precificar em 3 de dezembro.

Considerando o preço de fechamento da véspera dos papéis, de 31,15 reais, a operação pode movimentar cerca de 1,1 bilhão de reais.

Os recursos serão usados para financiar uma parcela da aquisição dos ativos brasileiros do Grupo Laureate, de acordo com fato relevante à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A oferta prevê distribuição primária de, inicialmente, 27 milhões de novas ações, que pode ser elevada em 35% para atender eventual excesso de demanda.

5 – BCE alerta para impacto econômico sem suporte por pandemia

O Banco Central Europeu alertou nesta terça-feira para os dolorosos “efeitos precipício” para famílias e empresas se os governos e órgãos reguladores eliminarem o suporte econômico que forneceram para amortecer o impacto da pandemia de coronavírus.

O BCE estima que as cinco maiores economias da zona do euro perderão de 2% a 4% de seu Produto Interno Bruto se essas medidas, que vão desde garantias de empréstimos e moratórias até esquemas de trabalho com horário reduzido, expirarem ao final de 2021.

“O término simultâneo das medidas de política econômica pode desencadear uma mudança negativa prolongada no caminho da recuperação”, disse o BCE. “Esses efeitos ‘penhasco’ se concentrariam na primeira metade de 2021.”

O BCE advertiu, no entanto, que manter esse suporte por muito tempo também poderia conter o crescimento de longo prazo e colocar em risco a estabilidade financeira, ao manter vivas empresas ineficientes e fazer com que o capital seja mal alocado.

*Com Reuters e Agência Brasil

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.