Siga nossas redes

Geral

5 fatos para hoje: Remédios sobem até 10,89%; Fifa sorteia grupos da Copa

O sorteio da Copa do Mundo vai ocorrer em Doha.

medicamentos
Cartelas de remédios 09/08/2019 REUTERS/Yves Herman

1 – Preço dos remédios vai subir até 10,89%

O governo autorizou o reajuste dos preços dos medicamentos a partir desta sexta-feira (1) em até 10,89%, segundo anunciou a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

O reajuste máximo autorizado ficou acima da inflação de 2021, de 10,06%.

Os remédios têm preço controlado que ficam congelados por 12 meses, e nenhuma empresa pode aumentar o preço máximo ao consumidor (PMC) de seus produtos sem autorização do governo.

2- Atividade industrial a China contrai em março no ritmo mais forte em 2 anos, mostra PMI do Caixin

A atividade industrial da China contraiu no ritmo mais forte em dois anos em março devido ao ressurgimento da Covid-19 no país e às consequências econômicas da guerra na Ucrânia, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O PMI de indústria do Caixin/Markit caiu a 48,1 em março, indicando a taxa mais forte de contração desde fevereiro de 2020, contra 50,4 no mês anterior.

A marca de 50 separa crescimento de contração.

A deterioração das condições da indústria ficou em linha com o PMI oficial divulgado na quinta-feira, que mostrou que a atividade contraiu no ritmo mais forte desde outubro de 2021. A pesquisa privada do Caixin foca mais em empresas pequenas em regiões costeiras.

“A média dos dois (PMIs) está agora abaixo de 50, e tirando o impacto inicial da pandemia em 2020, está agora na mínima desde fevereiro de 2016”, disse Sheana Yue, economista da Capital Economics.

O subíndice de novas encomendas recuou no ritmo mais forte desde fevereiro de 2020, quando a China enfrentou a primeira onda de surtos de Covid-19.

3 – Crescimento da indústria da zona do euro desacelera em março, mostra PMI

O crescimento da indústria na zona do euro desacelerou com força no mês passado uma vez que a invasão da Ucrânia pela Rússia piorou os gargalos da cadeia de abastecimento, afetou a demanda e prejudicou a confiança, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O PMI final da indústria da S&P Global caiu para a mínima de 14 meses de 56,5 em março de 58,2 em fevereiro, abaixo da preliminar de 57,0 mas ainda bem acima da marca que separa crescimento de contração.

O subíndice de produção recuou a 53,1 de 55,5, mínima desde junho de 2020, quando o bloco enfrentava a primeira onda da pandemia de coronavírus.

“Justo quando a redução da última onda da pandemia estava criando um impulso para a recuperação da indústria da zona do euro, com as economias reabrindo e os gargalos da cadeia de abastecimento diminuindo, a guerra na Ucrânia criou um novo obstáculo ameaçador”, disse Chris Williamson, economista-chefe da S&P Global.

4 – Governo edita decreto para postergar tabela do IPI de 2022

O governo editou decreto para postergar em 30 dias o início da eficácia da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI) de 2022, de acordo com o Diário Oficial da União desta sexta-feira.

Com isso, permanece vigente nesse período a tabela de 2017 com as alterações promovidas pelo Decreto nº 10.979, de 25 de fevereiro de 2022, segundo nota do governo.

O decreto do final de fevereiro reduziu as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25% para todos os produtos, com exceção de tabaco.

“Com a proposta, será possível manter os estímulos à economia, afetada pela pandemia provocada pelo coronavírus, com a finalidade de assegurar os níveis de atividade econômica e o emprego dos trabalhadores. Dessa forma, espera-se promover a recuperação econômica do país”, disse a Secretaria-Geral da Presidência da República em nota, explicando que o decreto entrará em vigor imediatamente e não depende da aprovação do Legislativo.

O mercado vinha esperando o anúncio nesta sexta-feira de uma nova redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que levaria o corte total das alíquotas a 33%.

Questionado, o Ministério da Economia não respondeu imediatamente a pedidos de mais comentários.

5- Sorteio da Copa: Fifa define grupos da Copa do Mundo do Catar

A Fifa realiza nesta sexta-feira (1) o sorteio dos grupos das seleções que vão disputar a Copa do Mundo do Catar, que será realizado em Doha.

A seleção brasileira voltou ao topo do ranking da Fifa após cinco anos depois das últimas vitórias nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo, de acordo com a nova lista anunciada nesta quinta-feira (31).

As equipes foram divididas em quatro potes, de acordo com o ranking de cada seleção na Fifa.

*Com Reuters

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.