Siga nossas redes

Geral

5 fatos para saber hoje: disputa por 5G se mantém acesa; IPO da CSN Mineração

Conselheiro de Segurança dos Estados Unidos veio ao Brasil fazer lobby para rejeição da chinesa Huawei.

5G

1 – Se for escolhida para 5G, Huawei terá dados do País, diz conselheiro dos EUA

O conselheiro de Segurança dos Estados Unidos, Robert O’Brien, disse que se o Brasil escolher a empresa chinesa Huawei para implantação da tecnologia 5G no País, os dados do governo e de empresas brasileiras poderão ser “decifrados” pelos chineses.

Em visita ao Brasil, o conselheiro fez a afirmação em reunião na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), à qual o “Estadão” teve acesso. No evento, que teve a participação virtual de cerca de 70 empresários, O’Brien recomendou “fortemente” que os parceiros dos norte-americanos adotem fornecedores “confiáveis”.

“Se vocês terminarem com a Huawei na sua rede 5G, haverá ‘backdoors’ e a capacidade de decifrar quase todos os dados que são gerados em qualquer lugar do Brasil, seja pelo governo, na frente de segurança nacional, seja por empresas privadas em suas habilidades de inovar e desenvolver novos produtos”, afirmou. “Backdoors” ou “porta dos fundos”, em inglês, é o método usado para ter acesso às informações dos usuários contornando medidas de segurança.

2 – CSN registra oferta inicial de ações primária e secundária da CSN Mineração

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3) informou ao mercado que apresentou nesta segunda-feira (19) o pedido de registro de oferta pública de distribuição primária e secundária (IPO, na sigla em inglês) das ações da CSN Mineração perante a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). De acordo com a empresa, a oferta foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária e reunião do Conselho de Administração da CSN Mineração realizadas no último dia 15 de outubro, conjuntamente com o pedido de adesão da empresa no segmento Nível 2 da B3.

“A eventual participação da companhia na oferta, mediante a alienação de ações ordinárias de emissão da CSN Mineração que sejam de sua titularidade, está sob avaliação pela companhia”, diz a CSN no Fato Relevante, completando que o IPO está sujeito às condições de mercado no Brasil e no exterior.

3 – Senado faz sabatina a jato de 16 nomeados para agências reguladoras

Em uma sessão presencial que durou oito horas, a Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou 16 nomeações para cargos de diretoria de agências reguladoras. Em média, portanto, foram necessários 30 minutos para que os parlamentares analisassem o currículo de cada indicado, fizessem seus questionamentos, obtivessem as respostas e dessem seu voto final, contra ou a favor para cada indicação.

O “mutirão” das indicações, todas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro, foi aprovado pela maioria dos 14 senadores presentes nas sabatinas realizadas nesta segunda-feira. Houve apenas um ou dois votos contrários para cada indicação. As nomeações, que devem passar pelo plenário do Senado entre hoje e amanhã, foram para Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Foram nomeados cinco diretores da nova Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

4 – Procon-SP notifica Nubank e Mercado Pago após reclamações de clientes sobre Pix

O Procon de São Paulo pediu explicações ao Nubank e ao Mercado Pago após receber reclamações de consumidores que afirmaram não terem autorizados cadastros que foram feitos para chaves do Pix e relataram dificuldades para cancelar. As fintechs, que partir desta segunda-feira (19) têm 72 horas para responder aos questionamentos, negaram na semana passada que tenham feito qualquer cadastro sem o consentimento dos clientes.

LEIA MAIS: Nubank lidera ranking de cadastros de chaves do PIX

A notificação do Procon ocorre cinco dias depois de o Banco Central (BC) divulgar um ranking parcial com as instituições que mais cadastraram chaves para o Pix. O Nubank lidera a lista com 8 milhões de registros, seguida pelo Mercado Pago, com 4,7 milhões. Outra fintech, o PagSeguro, ocupa a terceira posição, com 4,3 milhões. Só depois aparecem os cinco maiores bancos do País, que juntos somaram menos registros que as três líderes.

5 – China: PBoC mantém taxas de juros de referência inalteradas pelo 6º mês seguido

O Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) decidiu nesta terça-feira (20) manter inalteradas suas taxas de juros de referência para empréstimos de curto e longo prazos pelo sexto mês consecutivo. A chamada LPR de um ano permaneceu em 3,85% e a LPR para empréstimos de cinco anos ou mais longos ficou em 4,65%.

*Com Estadão Conteúdo

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.