O Sistema Valores a Receber, que permite ao cidadão consultar se tem algum dinheiro esquecido em bancos, já pode ser consultado no endereço valoresareceber.bcb.gov.br. Para fazer a consulta, basta informar o CPF ou o CNPJ e a data de nascimento da pessoa ou a de abertura da empresa. Veja aqui o passo a passo de como resgatar o dinheiro esquecido e para saber se você tem algum valor a receber.

A divisão de agendamentos se dará de acordo com o ano de nascimento do usuário. Caso tenha valores a receber, ele será informado sobre a data e o período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente. Para dar andamento no processo, será necessário estar cadastrado na plataforma gov.br, do Governo Federal.

Calendário do Sistema Valores a Receber

Veja abaixo as datas de liberação do Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central:

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa)Período de agendamento (consulta e resgate)Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 19687 a 11/312/3
Entre 1968 e 198314 a 18/319/3
Após 198321 a 25/326/3

A partir desta segunda-feira (14), a consulta já pode ser ser feita pelo site do Banco Central, com o CPF do consumidor ou o CNPJ de sua empresa. Se não houver valores a receber, o sistema irá informar a negativa. Mas, se houver dinheiro esquecido, o consumidor receberá uma nova data para voltar ao sistema de consulta para saber a quantia e solicitar o resgate. 

O Sistema Valores a Receber foi aberto para consultas pela primeira vez no fim de janeiro no site do Banco Central, mas saiu do ar horas depois por causa da altíssima demanda.

Veja também