Siga nossas redes

Geral

Veja o calendário de liberação do dinheiro ‘esquecido’ em bancos

Haverá repescagem para quem perder a data do período de agendamento; sistema voltou a funcionar nesta segunda-feira (14).

Notas de real

O Sistema Valores a Receber, que permite ao cidadão consultar se tem algum dinheiro esquecido em bancos, já pode ser consultado no endereço valoresareceber.bcb.gov.br. Para fazer a consulta, basta informar o CPF ou o CNPJ e a data de nascimento da pessoa ou a de abertura da empresa. Veja aqui o passo a passo de como resgatar o dinheiro esquecido e para saber se você tem algum valor a receber.

A divisão de agendamentos se dará de acordo com o ano de nascimento do usuário. Caso tenha valores a receber, ele será informado sobre a data e o período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente. Para dar andamento no processo, será necessário estar cadastrado na plataforma gov.br, do Governo Federal.

Calendário do Sistema Valores a Receber

Veja abaixo as datas de liberação do Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central:

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa)Período de agendamento (consulta e resgate)Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 19687 a 11/312/3
Entre 1968 e 198314 a 18/319/3
Após 198321 a 25/326/3

A partir desta segunda-feira (14), a consulta já pode ser ser feita pelo site do Banco Central, com o CPF do consumidor ou o CNPJ de sua empresa. Se não houver valores a receber, o sistema irá informar a negativa. Mas, se houver dinheiro esquecido, o consumidor receberá uma nova data para voltar ao sistema de consulta para saber a quantia e solicitar o resgate. 

O Sistema Valores a Receber foi aberto para consultas pela primeira vez no fim de janeiro no site do Banco Central, mas saiu do ar horas depois por causa da altíssima demanda.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.