Siga nossas redes

Geral

Como pedir aumento de salário: 4 dicas para convencer seu chefe

Confira dicas de especialistas sobre como fazer o pedido e o que evitar.

É provável que, em algum momento da carreira, o trabalhador sinta necessidade de saber como pedir um aumento de salário. Em tempos de alta da inflação e maior perda do poder de compra, o salário atual pode não ser mais suficiente. Segundo especialistas, existe um jeito e momento certo para pedir aumento. Apenas sentir-se insatisfeito ou não estar controlando bem as finanças não é o suficiente para argumentar sobre um reajuste salarial.

Confira neste texto preparado pelo InvestNews o que o trabalhador precisa para saber como fazer um pedido de aumento salarial e ter mais chances de ouvir um “sim” do chefe.

pedir aumento de salário
Crédito: Envato

Quando pedir um aumento de salário?

Uma dúvida comum do trabalhador é: “com quanto tempo de trabalho posso pedir aumento de salário”? Saiba que sim, existe um “momento certo” para isso.

Tamires Cruz, especialista em recolocação profissional e CEO da Currículo Selecionado, diz que o pedido deve ocorrer quando o colaborador “tiver provas de que o salário atual não corresponde ao que deveria ser pago, às responsabilidades, ao acúmulo de atividades, a mudança de função, nível de entrega maior, ou o combinado de aumento caso fosse entregue certo resultado”.

Segundo a mentora de carreira Paula Boarin, a melhor hora é quando você está entregando um ótimo trabalho, com melhora de indicadores e resultados. Mas ela menciona que também é importante perceber se a empresa está em um bom momento para esse pedido. 

Saber se ela está bem economicamente e se o cenário é positivo pode aumentar suas chances de obter sucesso ao pedir um aumento.

Sinais para pedir um aumento de salário

Imagem de Kate Mangostar/Freepik

Paula diz que o melhor sinal é “estar fazendo mais e melhor”. Ou seja, podem ter sido somadas tarefas à rotina e isso ser um motivador, ou o fato de estar entregando um trabalho excepcional com melhora de indicadores e resultados.

Tamires Cruz também cita o aumento de tarefas como um sinal para pedir aumento de salário. Segundo ela, o colaborador deve analisar os seguintes pontos:

  • Se está há muito tempo no mesmo cargo sem promoção, mas com frequência recebe atividades novas ou faz as atividades de outras pessoas da equipe.
  • Nível alto de responsabilidade, sendo registrado em vaga de analista.
  • Salário está defasado em relação ao mercado de trabalho.
  • Houve promessa de aumento salarial e até o momento não foi cumprida.

4 dicas para pedir aumento de salário

Foto de Jo Szczepanska na Unsplash

Escolha um bom momento

Como já mencionado, escolher o momento propício é importante, já que isso pode aumentar suas chances de sucesso.

“Analise o momento financeiro da empresa. Se um grande volume de colaboradores foi desligado recentemente, dificilmente estarão abertos para isso”.

Tamires Cruz, especialista em recolocação e CEO da Currículo Selecionado.

Pedir aumento em momentos de crise econômica ou quando a empresa não está bem financeiramente ou de forma organizacional pode ter o efeito contrário em seu pedido, diz a especialista.

A remuneração dos empregados faz parte das despesas da empresa, portanto, ela possui um orçamento a cumprir. Ter essa conversa antes do planejamento deste orçamento ser fechado, pode dar tempo para que seu pedido seja analisado com mais calma.

Ela recomenda que você agende com antecedência uma reunião com o responsável e evite que a conversa seja fora de hora. “Encontre o lugar tranquilo e ideal para evitar interrupções. Faça um pedido formal e garanta o tempo ideal para expor os seus pontos”, diz Tamires.

Apresentar um comparativo de resultados e feedbacks

Segundo Paula Boarin, uma dica é falar sobre como era ou como é atualmente seu trabalho (comparativo), trazer resultados, melhorias, economias, feedbacks (ou seja, evidências). 

Tamires também sugere que o trabalhador solicite um feedback ao gestor em relação às suas atividades, desempenho e resultados. 

“Caso seu chefe argumente boas respostas e te dê um feedback positivo, será um bom momento para solicitar um reconhecimento dos resultados entregues e valorização do colaborador”.

Paula Boarin, mentora de carreira.

Caso o feedback seja negativo, ela recomenda que o trabalhador “sugira que tracem juntos uma meta para o atingimento do resultado esperado com data e negociem o mês de aumento, caso todos prazos forem entregues com sucesso”, complementa.

Quais são suas melhores qualidades? O que você já conquistou dentro da empresa? Como seu trabalho se diferencia? Saber as respostas para essas perguntas e utilizar como exemplos momentos da sua carreira podem ajudar, diz a especialista.

Estude seus argumentos e salários do mercado 

Você está há muito tempo na empresa? Seu salário não condiz com o que está sendo pago pelo mercado? Por que você seria um bom investimento? O que seu gestor gostaria de ouvir sobre você?

Apenas acordar e decidir que não está ganhando bem não é o suficiente para argumentar ao pedir aumento de salário. As especialistas recomendam ter em mente o que pode ser dito a seu favor e diga de forma clara e objetiva.

“O funcionário precisa também fazer uma pesquisa sobre quanto o mercado paga para a sua posição (sites como o Glassdoor podem ajudar). Isso ajuda a pedir algo mais alinhado à realidade de mercado”.

PAULA BOARIN.

Pesquise salários e remunerações que estão sendo pagos a profissionais que prestam o mesmo serviço que você. 

Qual o piso salarial de seu cargo? Quanto outras empresas estão pagando por este serviço? Fazer uma pesquisa de mercado e saber o que acontece ao seu redor é muito importante. Sites como Glassdoor, Catho e Salariômetro podem ser úteis para comparar salários.

Também é possível utilizar suas competências, seu comprometimento com a empresa e seus conhecimentos (formação, cursos e treinamentos).

Saiba quanto e o que quer

“Também (é importante) ter claro se o que se busca é um aumento, ou também uma mudança no cargo (promoção). O cargo também é importante. Por vezes ficamos com salário muito superior ao que o mercado paga para a posição e, em uma eventual demissão, isso poderá prejudicar o funcionário”, aponta Paula Boarin.

Você sabe o quanto quer? Está disposto a negociar? Você quer apenas um aumento salarial ou uma mudança de cargo?

“Ter em mente um valor compatível com a realidade é importante, assim como saber diferenciar os cargos. Os conceitos de cargo júnior, pleno e sênior podem ser úteis, pois em vez de apenas pedir um aumento, você pode argumentar que exerce as funções de um cargo superior ao seu e assim pedir uma promoção”, diz a especialista. 

O que evitar ao pedir um aumento de salário

foto de um funcionário com um chefe, representando como pedir aumento de salário
Freepik

Paula menciona que o trabalhador deve evitar utilizar razões pessoais ou suposições sobre a performance de outras pessoas. Segundo a mentora de carreira, é importante ter uma fala focada em si e em suas entregas.

Evite usar questões pessoais como problemas financeiros ou familiares, por exemplo. Fazer o pedido “cedo demais” também pode ser um tiro no pé.

Tamires também orienta o colaborador a ter bom senso sobre suas entregas para que não fique em uma situação vexatória. 

“Se você é o colaborador que faz apenas o básico, não se dedica, e tem outras pessoas na equipe que se destacam e entregam resultados melhores que o seu, o pedido de aumento será negado”. 

Tamires Cruz, especialista em recolocação e CEO da Currículo Selecionado.

Confira as dicas da especialista:

  • Tenha noção de suas entregas
  • Não seja soberbo, arrogante ou invejoso. Não fique usando a promoção do colega para exigir a sua.
  • Saiba conversar educadamente e com humildade para não ser o próximo na lista de possíveis demissões.

Tamires recomenda que, mesmo que ouça um “não”, o trabalhador “continue fazendo seu trabalho, entregando resultados e estudando novos argumentos ou um melhor momento para fazer o pedido”. Enfrente a vergonha e pergunte o que pode ser feito. 

Utilizar manipulação ou chantagem para conseguir o que quer também não é bom, segundo a especialista. “Se a resposta não for a desejada ou não vier de imediato, tenha paciência. Se demorarem a entrar em contato, envie uma mensagem ou e-mail”, diz. 

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.