Siga nossas redes

Geral

Ficou sabendo? FMI quer plataforma global de moedas digitais; arcabouço fiscal

E mais: Morgan Stanley diz que é hora de apostar em dívida de alto risco.

FMI está trabalhando para criar plataforma global de CBDCs, diz Georgieva

Diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva
Diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva 01/05/2023 REUTERS/Mike Blake

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está trabalhando em uma plataforma para moedas digitais de bancos centrais (CBDCs, na sigla em inglês) para permitir transações entre países, disse a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, nesta segunda-feira.

“CBDCs não devem ser propostas nacionais fragmentadas… Para ter transações mais eficientes e justas, precisamos de sistemas que conectem os países: precisamos de interoperabilidade”, disse Georgieva em uma conferência com a presença de bancos centrais africanos em Rabat, no Marrocos.

“Por esse motivo, no FMI, estamos trabalhando no conceito de uma plataforma CBDC global”, disse ela.

O FMI quer que os bancos centrais cheguem a um acordo sobre uma estrutura regulatória comum para moedas digitais que permita a interoperabilidade global. O fracasso em chegar a um acordo sobre uma plataforma comum poderá criar um vácuo que provavelmente será preenchido por criptomoedas, disse ela.

Uma CBDC é uma moeda digital controlada por banco central, enquanto as criptomoedas são quase sempre descentralizadas.

É hora de apostar em dívida de alto risco, diz Morgan Stanley

Alguns dos títulos soberanos de maior risco nos mercados emergentes parecem atraentes e têm espaço para valorização, com inflação mais moderada e cortes de juros, segundo o Morgan Stanley.

“A alocação das carteiras deve voltar a ir do grau de investimento para o alto rendimento, com base tanto nos valuations quanto no posicionamento”, escreveram estrategistas do banco liderados por Simon Waever. “Quase todo o valor está na classificação B e abaixo.”

Já houve uma valorização dos títulos de classificação de risco mais baixas dos mercados emergentes, com bom desempenho para os títulos externos de El Salvador, Nigéria e Turquia este mês. Os ventos favoráveis ​​já estão precificados em dívidas com grau de investimento e classificação BB, que oferecem “pouco valor” à medida que os spreads aumentam, escreveram Waever e os colegas Neville Mandimika, Bode Pascal e Emma Cerda.

Votação do arcabouço ainda nesta semana é ‘prioridade absoluta no Senado’, diz Padilha

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse ter expectativa que a votação do novo marco fiscal no Senado seja encerrada nesta semana. Na avaliação do ministro, a proposta está bem calibrada e combina responsabilidade fiscal e social e é a “prioridade absoluta no Senado”. A proposta do arcabouço fiscal está prevista para ser votada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na terça-feira, 20. Em seguida, deve ir a plenário.

De acordo com Padilha, a reunião da manhã desta segunda-feira, 19, com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tratou sobre a agenda no Congresso para esta semana.

(*Com informações de Reuters, Bloomberg e Estadão Conteúdo.)

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.