Siga nossas redes

Geral

Ficou sabendo? Resultados de Inter e CSN; compradoras da Oi móvel ajustam prazo

Claro, TIM e Telefônica Brasil fecharam acordo para prorrogar por 30 dias o envio de cálculo de preço de fechamento ajustado da compra dos ativos da Oi Móvel.

Logotipo da operadora de telecomunicações Oi
Crédito: REUTERS/Paulo Whitaker

Inter lucra R$16 mi do 2º tri

 O Banco Inter (BIDI3-BIDI4) divulgou nesta segunda-feira lucro líquido de 16 milhões de reais para o segundo trimestre, ante prejuízo de 30 milhões positivos obtidos no mesmo período do ano passado.

O recuo no resultado veio após a companhia ter elevado a receita líquida de serviços em 91% no período, para 316 milhões de reais.

A companhia, que tem uma plataforma de serviços financeiros atrelada a um marketplace, apurou expansão de quase 28% nas vendas brutas pelo conceito GMV, que atingiu 990 milhões de reais no segundo trimestre.

O número de clientes ativos subiu 51,7%, para 10,7 milhões, enquanto o custo de servir cada um deles recuou 4,5%, para 14 reais. Mas o custo de aquisição de cliente subiu quase 18%, para 32 reais.

A rentabilidade sobre o patrimônio encerrou o trimestre positiva em 0,8% ante 2% negativos um ano antes.

Mineração derruba resultado da CSN no 2º tri

A CSN (CSNA3) divulgou nesta segunda-feira queda de 60% no resultado operacional ajustado do segundo trimestre, mas o desempenho veio praticamente em linha com o esperado pelo mercado, em meio a uma queda nos preços do minério de ferro que atingiu as operações de mineração, segundo dados da Refinitiv.

A empresa teve lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 3,26 bilhões de reais entre abril e junho, ante 8,17 bilhões no mesmo período de 2021. Analistas, segundo a Refinitiv, esperavam 3,25 bilhões de reais para a linha.

A companhia, que também atua em cimentos e energia, teve lucro líquido de 369,3 milhões de reais no trimestre, 93% menor do que um ano antes.

Além da pressão da queda no preço do minério de ferro, o lucro foi atingido por um aumento no resultado financeiro negativo, que saiu de 340 milhões para 890 milhões.

A empresa afirmou que o resultado da mineração foi marcado por uma queda no Ebitda ajustado para 931 milhões de reais no trimestre, ante cerca de 5 bilhões no mesmo período de 2021. As vendas recuaram 17% em volume, para 7,57 milhões de toneladas.

Com isso, a companhia atualizou projeções para a mineração este ano. A expectativa de custo caixa de produção subiu de 18 dólares a tonelada para a faixa de 20 a 22 dólares. A empresa estima produzir entre 36 milhões e 38 milhões de toneladas de minério de ferro em 2022.

Enquanto isso, na siderurgia o Ebitda caiu de 2,7 bilhões para 1,9 bilhão de reais, com as vendas de aço recuando 17%, para 1 milhão de toneladas.

A receita líquida total da CSN caiu 31% no segundo trimestre sobre um ano antes, para 10,56 bilhões de reais.

A companhia terminou junho com uma alavancagem de 1,31 vez, acima do nível de 0,89 vez do final do primeiro trimestre e do patamar de 0,6 vez do segundo trimestre de 2021.

Compradoras da Oi Móvel acertam prazo

A Claro informou nesta segunda-feira que a companhia e as rivais TIM e Telefônica Brasil fecharam acordo para prorrogar por 30 dias o envio de cálculo de preço de fechamento ajustado da compra dos ativos da Oi Móvel (OIBR3), segundo fato relevante.

Com isso, o prazo para o envio da documentação foi definido para 17 de setembro, “período no qual as compradoras manterão o valor retido para compensações de valores em função de eventuais ajustes pós-fechamento e outras obrigações de indenização previstas no contrato”, afirmou a empresa sem dar detalhes.

Segundo a Claro, a prorrogação ocorreu diante da “complexidade” da análise das informações “a serem trocadas pelas partes”.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.