Siga nossas redes

Geral

Ficou sabendo? Tesla sai de S&P 500 ESG; China negocia subsídios para elétricos

A S&P Dow Jones excluiu a Tesla de seu índice S&P 500 ESG Index, citando questões como discriminação racial e colisões ligadas ao sistema de piloto automático dos veículos da montadora.

Twitter deve aceitar oferta de aquisição enviada por Elon Musk
Aposta de Musk no Twitter aumenta frenesi por ações meme 13/06/2019 REUTERS/Mike Blake

China negocia subsídios para veículos elétricos

A China está negociando com montadoras uma extensão de subsídios para veículos elétricos que expiram em 2022, com objetivo de manter o mercado em crescimento à medida que a economia do país desacelera, disseram três pessoas a par do assunto.

Departamentos governamentais, incluindo o Ministério da Informação e Tecnologia Industrial (MIIT), avaliam estender subsídios para veículos elétricos em 2023, disseram as pessoas.

Desde que os subsídios começaram em 2009, cerca de 100 bilhões de iuanes (14,8 bilhões de dólares) foram entregues a compradores, incluindo operadores de frotas comerciais até o fim de 2021, segundo estimativa de Shi Ji, analista de automóveis do China Merchants Bank International.

Os termos completos da extensão de 2023, incluindo o valor dos subsídios e os veículos se qualificariam, não foram finalizados, disseram as pessoas.

Para este ano, não há imposto de compra para esses veículos, mas o governo planejava aplicar um imposto de 10% do preço de compra em 2023. Agora, a taxa subiria para 5%, disseram eles.

Os subsídios valeriam para carros de todas as montadoras, incluindo a Tesla, que tem fábrica em Xangai e é a única estrangeira com veículo elétrico dentre os mais vendidos.

O subsídio de veículos elétricos estava originalmente programado para ser extinto no fim de 2020, mas Pequim o estendeu por dois anos para estimular a demanda após a pandemia.

O governo também cortou subsídios por veículo, à medida que a demanda subiu e os custos de fabricação caíram. O subsídio para um híbrido plug-in com autonomia de mais de 300 quilômetros caiu cerca de 20%, para o equivalente a cerca de 1.900 dólares.

No mercado de elétricos da China, carros menores movidos a bateria, a maioria fora do esquema de subsídios, representam 40% das vendas do setor, segundo a consultoria Jato, e custam em média pouco menos de 4 mil dólares. Isso se compara a mais de 26 mil dólares nos Estados Unidos para modelos equivalentes.

Os subsídios agora são direcionados a modelos maiores, com autonomia de mais de 300 quilômetros.

A CAAM instou o governo a considerar ajuda adicional para a indústria. As vendas gerais de veículos em abril caíram quase 48% em relação ao ano anterior, segundo dados da indústria.

Tesla sai de S&P 500 ESG e Musk se revolta

A S&P Dow Jones excluiu a Tesla (TSLA34) de seu índice S&P 500 ESG Index, citando questões como discriminação racial e colisões ligadas ao sistema de piloto automático dos veículos da montadora. A decisão disparou uma série de tuítes raivosos do presidente-executivo da empresa, o bilionário Elon Musk.

A exclusão da Tesla do índice marca o crescente debate sobre as métricas usadas para se julgar observância de questões ambientais, sociais e de governança, reunidas sob a sigla ESG.

Outros motivos para a retirada da Tesla do índice incluem a falta de publicação pela montadora de detalhes ligados à sua estratégia de baixo carbono ou códigos de conduta de negócios, disse Margaret Dorn, diretora dos índices ESG da S&P Dow Jones para América do Norte.

Apesar da Tesla parecer contribuir para redução de emissões de carbono por meio dos milhares de carros elétricos que produz, a falta de informações relativas aos pares da empresa no setor devem criar preocupações para os investidores que avaliam a empresa sob critérios ESG.

“Você não pode simplesmente pegar um comunicado sobre a missão de uma empresa como valor de face. Você tem que olhar suas práticas em todas estas dimensões importantes”, disse ela.

A Tesla não se manifestou sobre o assunto. Mas após o anúncio Musk publicou no Twitter que a “(petrolífera) Exxon está colocada entre as 10 melhores do mundo em ESG pela S&P 500, enquanto a Tesla não faz parte da lista! ESG é uma fraude. Tem sido usado como arma por falsos guerreiros da justiça social.”

Questionado sobre a crítica de Musk, um representante da fornecedora do índice disse que “a lista não é um ranking das melhores companhias no quesito ESG”.

A Exxon tem um peso de 1,443% no índice enquanto a Apple tem o maior, a 9,657%.

Investidores que se dizem preocupados sobre questões como diversidade e mudanças climáticas têm colocado bilhões em fundos que afirmam usar critérios ESG para escolher seus ativos.

Mas há um debate sobre o quão efetivos estes fundos são na promoção de mudanças ou se eles podem incentivar de maneira relevante empresas sobre questões que deveriam ser tratadas por políticas governamentais.

A retirada da Tesla está entre uma série de mudanças promovidas no S&P 500 ESG desde 22 de abril. Entre as adições estão o Twitter.

Fundo da Arábia Saudita assume 5% da Nintendo

O fundo de investimento público da Arábia Saudita (PIF) comprou 5,01% da Nintendo, com o fundo soberano aumentando sua exposição à indústria japonesa de videogames.

A entrada no grupo japonês foi feito para fins de investimento, diz um documento, e ocorre enquanto o PIF também assume participações nas empresas de videogame Nexon, Capcom e Koei Tecmo.

O PIF, presidido pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, é um investidor âncora no Vision Fund, do SoftBank, mas também investe de forma independente como parte dos planos do príncipe para transformar a economia do país.

O fundo soberano, que administra mais de 600 bilhões de dólares, assumiu uma fatia da Activision Blizzard, produtora de “Call of Duty”. A PIF lançou sua própria empresa de videogame e e-sports, a Savvy Gaming.

A Nintendo, que neste mês anunciou um desdobramento de ações, está prevendo um segundo ano de declínio nas vendas de seu console Switch em meio à escassez de componentes. As ações da empresa subiram 10,5% neste ano.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.