A Receita Federal informou que golpistas estão utilizando informações a respeito de restituição de Imposto de Renda para aplicar golpes em contribuintes na tentativa de roubo de dados.
De acordo com a instituição, golpistas têm enviado e-mails fraudulentos com uma cópia não autorizada da logomarca comemorativa dos 100 anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br, para tentar dar impressão enganosa de autenticidade do conteúdo.
“Eles ainda informam os dados para recebimento da restituição via PIX e um link falso para visualizar o comprovante”, informou a Receita Federal.
Veja exemplo de mensagem falsa:
Saiba como se proteger
O início do pagamento das restituições do Imposto de Renda 2022 começa no próximo dia 31. A Receita Federal ressalta a necessidade de cuidados com correspondências recebidas por e-mail.
“Os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br”, esclarece a instituição.
Veja também
- Como crise dos fertilizantes pode impactar de BRF a Kepler Weber?
- Golpes com NFTs? Conheça os mais comuns e saiba como evitá-los
- Robô Investidor: entenda como funciona e porque ele divide opiniões
- Troca de ministro de Minas e Energia: como o mercado avaliou a mudança?
- Gol e Avianca fazem acordo para criar nova empresa, o que muda?