Siga nossas redes

Geral

Morre aos 99 anos Charlie Munger, sócio de Warren Buffett

Munger tinha 99 anos e completaria 100 anos em 1º de janeiro.

Charlie Munger, o braço-direito de Warren Buffett e vice-presidente da Berkshire Hathaway, morreu nesta terça-feira (28), segundo comunicou a holding.

Munger tinha 99 anos e completaria 100 anos em 1º de janeiro. Ele faleceu pacificamente em um hospital da Califórnia, conforme informado pela Berkshire. A causa não foi divulgada.

“A Berkshire Hathaway não teria alcançado seu status atual sem a inspiração, sabedoria e participação de Charlie”, disse Buffett, presidente do conselho e CEO da Berkshire, em comunicado.

Charlie Munger
Charlie Munger

Munger foi vice-presidente do conselho da Berkshire desde 1978, trabalhando em estreita colaboração com Buffett na alocação de capital do conglomerado sediado em Omaha, Nebraska, e sendo rápido em apontar quando ele cometia um erro.

“É um choque”, disse Thomas Russo, sócio da Gardner Russo & Quinn em Lancaster, Pensilvânia, um acionista de longa data da Berkshire. “Deixará um grande vazio para os investidores que moldaram pensamentos, palavras e atividades em torno de Munger e suas ideias.”

A morte de Munger ocorre uma semana após Buffett doar cerca de US$ 866 milhões em ações da Berkshire para quatro instituições de caridade de sua família, e afirmar aos acionistas que se sentia “bem”, à medida que se aproxima do fim de sua ilustre carreira de investimento.

Nenhum parceiro de negócios jamais desempenhou um papel secundário melhor do que Charlie Munger. Amigo mais próximo e conselheiro de Warren Buffett durante seis décadas, o bilionário cedia espaço a Buffett nas reuniões anuais da Berkshire, deixando o presidente da empresa monopolizar o microfone e os holofotes. 

Munger rotineiramente fazia a multidão rir, resmungando: “Não tenho nada a acrescentar”.

Em particular, era Buffett quem frequentemente cedia a Munger. Em 1971, Munger o convenceu a comprar a See’s Candy Shops por um preço equivalente a três vezes o patrimônio líquido das lojas de chocolates – um “preço extravagante”, lembrou Buffett mais tarde, muito mais alto do que ele estava acostumado a pagar pelas empresas.

A See’s geraria cerca de US$ 2 bilhões em lucros acumulados para a Berkshire nas próximas décadas. Como escreveu Buffett em 2015: “Esta compra pôs fim à minha busca por investimentos ‘de bituca de charuto’ – empresas medíocres a preços ‘de pechincha’ – e colocou-me na busca de negócios esplêndidos que vendem a preços razoáveis”. Ele acrescentou: “Charlie vinha recomendando esse curso há alguns anos, mas eu aprendia devagar”.

Warren Buffett e Charlie Munger – REUTERS/Scott Morgan

Buffett apelidou Munger de “abominável ninguém” pela sua ferocidade em rejeitar potenciais investimentos, incluindo alguns que Buffett poderia ter feito de outra forma. Mas Munger, que era fascinado por engenharia e tecnologia, também levou Buffett, com fobia tecnológica, a grandes apostas na BYD, um fabricante chinês de baterias e veículos eléctricos, e na Iscar, um fabricante israelenses de peças para carros.

Munger foi um investidor brilhante por mérito próprio. Começou a gerir parcerias de investimento em 1962. Desde então até 1969, o índice S&P 500 ganhou uma média anual de 5,6%. As parcerias de Buffett retornaram em média 24,3% ao ano. O de Munger teve um desempenho ainda melhor, com ganhos médios anualizados de 24,4%.

Enquanto transformava a Berkshire numa holding de seguros e outras empresas, Buffett continuou à procura de negócios medíocres a preços de pechincha. Em vez disso, Munger concentrou-se em grandes empresas a preços aceitáveis, considerando que a sua capacidade de produzir dinheiro no futuro mais do que compensaria o pagamento antecipado de um preço premium.

Ao longo de anos de discussão, Munger convenceu seu parceiro a mudar. “Fui tremendamente moldado por Charlie”, disse Buffett em 1988. “Cara, se eu tivesse ouvido apenas Ben Graham, algum dia seria muito mais pobre.”

Em 2015, Buffett escreveu que Munger lhe ensinou: “Esqueça o que você sabe sobre comprar negócios justos a preços maravilhosos; em vez disso, compre negócios maravilhosos a preços justos”.

A Berkshire foi construída de acordo com o modelo de Charlie”

warren buffett

Charles Thomas Munger nasceu em Omaha, Nebraska, no dia de Ano Novo de 1924. Seu pai, Alfred, era advogado; sua mãe, Florence, era dona de casa e leitora ávida.

Munger formou-se em matemática na Universidade de Michigan e depois deixou a escola para se alistar no Corpo Aéreo do Exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial.

Após a guerra, Munger convenceu um reitor da Faculdade de Direito de Harvard a admiti-lo sem diploma universitário. Ele se formou magna cum laude.

Os dois homens que dirigiriam a Berkshire Hathaway se conheceram em 1959, quando Munger, que já havia se mudado para Los Angeles, foi a um jantar em sua cidade natal, ao qual Buffett também compareceu. Eles se deram bem instantaneamente e em pouco tempo se tornaram inseparáveis, muitas vezes conversando por telefone várias vezes ao dia.

Com Estadão e Reuters

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.