O calendário de pagamentos do Auxílio Emergencial 2021 começa nesta terça-feira (6) para nascidos em janeiro. Serão distribuídas 4 parcelas aos beneficiários até 22 de agosto. O cronograma da Caixas Econômica Federal foi organizado de acordo com o mês de nascimento do beneficiário.
LEIA MAIS:
- Auxílio emergencial: veja quem tem direito a receber e quais os valores
- Saiba como consultar o auxílio emergencial no Dataprev
- Veja como atualizar seus dados no Caixa Tem
O pagamento será feito por meio da conta Poupança Digital, pelo aplicativo Caixa Tem. Já o saque e transferência ocorrerá a partir do dia 4 de maio, também de acordo com a data de aniversário do beneficiário.
Quem tem direito a receber?
Segundo as novas regras estabelecidas pela Medida Provisória 1.039/2021, tem direito a receber o auxílio emergencial as famílias com renda mensal de até três salários mínimos (R$ 3.300), desde que a renda por cada membro seja inferior a um salário mínimo (R$ 1100).
O beneficiários são aqueles que foram considerados elegíveis até o mês de dezembro de 2020.
O valor médio do benefício será de R$ 250, mas pode mudar entre R$ 150 e R$ 375 de acordo com o perfil da pessoa e composição da sua família. Veja seguir:
- Família monoparental chefiada por uma mulher receberá R$ 375
- Famílias em geral devem receber R$ 250
- Pessoas que moram sozinhas vão receber R$ 150
Confira a seguir o calendário completo do Novo Auxílio Emergencial:
Auxílio Emergencial: Parcela 1
Auxílio Emergencial: Parcela 2
Auxílio Emergencial: Parcela 3
Auxílio Emergencial: Parcela 4
E quem recebe Bolsa Família?
Para quem recebe Bolsa Família, vale ainda a regra do benefício com maior valor, seja este o Auxílio Emergencial ou a parcela paga no programa. Contudo, não ambos os beneficios.
Veja a seguir o calendário da Parcela 1 para quem recebe o Bolsa Família:
Como saber se você foi contemplado?
A partir do dia 2 de abril, todos os brasileiros podem consultar se tem direito ao novo auxílio emergencial por meio do site auxilio.caixa.gov.br ou ligando para a central 111.
Como atualizar seus dados no Caixa Tem
A Caixa convocou os usuários do aplicativo Caixa Tem a atualizar seus dados cadastrais. Trabalhadores nascidos em novembro podem fazer o procedimento a partir desta terça-feira (30).
A atualização é feita pelo celular e não há necessidade de ir a uma agência da Caixa. O usuário deve seguir as instruções do aplicativo, usado para movimentar as contas poupança digitais. Segundo a Caixa, o procedimento pretende trazer mais segurança para o pagamento de benefícios e prevenir fraudes.
No ano passado, a Caixa abriu mais de 105 milhões de contas poupança digitais, das quais 35 milhões para brasileiros que nunca tiveram contas em banco.
Uma lei do fim de outubro autorizou ampliar o uso das contas poupança digitais para o pagamento de outros benefícios sociais e previdenciários. Desde dezembro, os beneficiários do Bolsa Família e do abono salarial passaram a receber por essa modalidade.
Como baixar o Caixa Tem em 3 passos:
- Acesse a Google Play Store ou a Apple Store e baixe o aplicativo. O acesso é exclusivo aos beneficiários do auxílio emergencial, saque emergencial do FGTS, auxílio BEm e Bolsa Família e Abono Salarial do PIS.
- O acesso é feito com seu CPF e uma senha numérica cadastrada na primeira vez que o app é utilizado.
- No primeiro acesso, você receberá um código via SMS para confirmar sua identificação. Informe o número do seu telefone e depois digiteo código recebido.
Ao entrar no aplicativo, o usuário deve acessar a conversa “Atualize seu cadastro”. Em seguida, é necessário enviar uma foto (selfie) e os documentos pessoais (identidade, CPF e comprovante de endereço).
O calendário de atualização segue um cronograma escalonado, conforme o mês de nascimento dos clientes. O cronograma começou no último dia 14 para os nascidos em janeiro e terminará amanhã (31), para os nascidos em dezembro.