Siga nossas redes

Geral

Quem é Arthur Lira, novo presidente da Câmara dos Deputados

Empresário, advogado e pecuarista, Lira tem 51 anos e está no terceiro mandato como deputado federal.

Arthur Lira
O deputado Arthur Lira discursa durante sessão para eleição dos membros da mesa diretora da Câmara dos Deputados.

O deputado Arthur Lira (PP-AL) é o novo presidente da Câmara dos Deputados. O parlamentar foi eleito nesta segunda-feira (1º), em primeiro turno, com 302 votos e comandará a Casa no biênio 2021-2022. Em segundo lugar ficou o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), com 145 votos. 

MAIS: Por que o mercado está de olho nas eleições no Congresso

Ao todo, 503 deputados votaram. Oito candidatos disputaram a eleição para o cargo de presidente da Câmara. Em seu primeiro ato como presidente, Arthur Lira anulou a votação dos demais cargos da mesa diretora. O parlamentar determinou a realização de uma nova eleição para a escolha de seus integrantes nesta terça-feira (2), às 16h. 

Advogado e pecuarista

Formado em direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Lira tem 51 anos de idade, é empresário, advogado e pecuarista. Filiado ao Progressistas (PP), ele é líder do Centrão e está no terceiro mandato como deputado federal pelo estado de Alagoas. Em 2018, foi o segundo mais votado em seu estado, com 143.858 votos.

Em 2015, Lira ocupou um posto prestigiado no Legislativo: assumiu a função de presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, por onde passam todas as propostas em tramitação. Em 2016, esteve à frente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso, que define as despesas consideradas prioritárias pelo governo.

O novo presidente da Câmara é aliado do presidente Jair Bolsonaro. Ele afirmou em ocasiões anteriores que não tem como propor uma “solução de curto prazo” para substituir o auxílio emergencial, mas chegou a defender que novas despesas públicas devem respeitar o teto de gastos, em linha com a equipe econômica.

Atuação harmônica

Ao iniciar seu discurso como presidente, Lira pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da pandemia de Covid-19. O parlamentar afirmou que a pandemia deve ser enfrentada com uma “atuação harmônica dos poderes sem abrir mão da independência” entre Legislativo e Executivo.

“Precisamos urgentemente amparar os brasileiros que estão em caso de desespero econômico; analisar como fortalecer nossa rede de proteção social; vacinar, vacinar e vacinar a população; e buscar o equilíbrio das contas públicas”, argumentou.

Ao discursar antes da votação, Lira afirmou que haverá reunião de líderes partidários às quintas-feiras para construir a pauta de votação. Além disso, serão definidos os relatores das propostas, respeitada a proporcionalidade partidária.

“Quando um deputado ou deputada atinge a presidência [da Casa], é imposta automaticamente a perda da mais fundamental prerrogativa parlamentar, a de votar”, disse. “Isso quer dizer que o presidente não pode ter posições pessoais.”

*Com Agência Brasil

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.