Siga nossas redes

Geral

Raro violino Stradivarius pode atingir US$ 11 milhões em leilão

“Hellier” Stradivarius, violino feito pelo artesão Antonio Stradivari em 1679, será leiloado na casa de leilões Christie’s na edição de 7 de julho.

30/05/2022 REUTERS/Henry Nicholls

Um raro violino de 1679 feito pelo renomado artesão italiano Antonio Stradivari será leiloado no mês que vem, podendo chegar a 11 milhões de dólares.

O “Hellier” Stradivarius “é o violino ornamentado mais requintado já feito por… Stradivari e um dos mais requintados instrumentos Stradivarius que existem”, disse a casa de leilões Christie’s, que está oferecendo o instrumento em sua edição de 7 de julho.

Gravado com diamantes de marfim e acabado com verniz dourado, o violino tem um preço estimado de 6 a 9 milhões de libras (7,54 a 11,31 milhões de dólares).

Stradivari manteve o instrumento por 55 anos, vendendo-o em 1734 por 40 libras para Samuel Hellier de Wombourne, Inglaterra.

“Espero muito interesse por um instrumento assim porque é tão raro que sai de um museu”, disse à Reuters o especialista em violino e consultor da Christie’s Florian Leonhard. “Quando você pode tocar um violino como este e possuí-lo? É incrível.”

Os violinos de Stradivari são conhecidos por sua confecção requintada. Eles custam entre 8 milhões e 20 milhões de dólares, de acordo com Leonhard.

“Dos cerca de 1.100 instrumentos que Stradivari fez ao longo de sua carreira, apenas cerca de uma dúzia são embelezados com decoração, e este é considerado pelos curadores do Smithsonian como o exemplo existente mais bem preservado”, disse a Christie’s em um comunicado.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.