Siga nossas redes

Geral

Setor de educação avança na bolsa com expectativas sobre novo Fies

Yduqs é principal destaque do Ibovespa.

Publicado

em

por

Tempo médio de leitura: 2 minutos

As ações de educação mostraram desempenho robusto na bolsa paulista nesta terça-feira (18), com Yduqs (YDUQ3) e Cogna (COGN3) entre as maiores altas do Ibovespa, na sequência de declarações do ministro da Educação sobre o novo Fies.

Em entrevista à CNN Brasil nesta terça-feira, o ministro Camilo Santana disse que projeto que regulamenta o novo Fies quer combater a inadimplência do programa e deve ser apresentado até o final do mês.

“Vai ser uma decisão do presidente Lula se vai encaminhar como MP (medida provisória) ou como PL (projeto de lei) para o Congresso Nacional para corrigir e garantir que o Fies volte a ser um instrumento de financiamento para aqueles que não têm condições de pagar a universidade”, afirmou o ministro.

A educação foi uma das bandeiras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante sua campanha ao Palácio do Planalto.

Os papéis da Yduqs fecharam em alta de 7,11%, a R$ 20,35, enquanto as ações da Cogna valorizaram-se 3,76%, a R$ 3,31, ambas ganhando fôlego no começo da tarde. O Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, caiu 0,32%.

Fora do Ibovespa, Ânima, Cruzeiro do Sul Educacional e Ser Educacional avançaram 5,45%, 2,28% e 7,91%, respectivamente.

Apesar da falta de detalhes e da decisão final pendente pelo Ministério da Educação, analistas do Itaú BBA consideraram os comentários positivos para as empresas de ensino superior, embora ainda precisem saber quantas bolsas por ano o governo pretende oferecer para tentar quantificar o valor a ser gerado pelo programa.

“Acreditamos que Cogna e Yduqs têm maior probabilidade de se beneficiar mais do novo programa, devido à sua maior exposição às classes socioeconômicas C e D e sua posição dominante no segmento presencial”, acrescentaram em nota enviada a clientes.

Veja também

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.