Siga nossas redes

Geral

Smartphone misterioso da Huawei é tão rápido quanto iPhone

Mate 60 Pro, novo carro-chefe da marca, foi visto como capacidade da China de contornar as sanções dos EUA.

O novo smartphone da Huawei Technologies demonstra claramente velocidades sem fio semelhantes aos modelos mais recentes de iPhones da Apple em vários testes, segundo detalhes revelados sobre o telefone chinês classificado como inovador, apesar das sanções tecnológicas dos EUA.

Testes realizados pela Bloomberg News com o novo carro-chefe da Huawei, com preço acima de US$ 900, mostram largura de banda semelhante a outros telefones 5G. O dado está em linha com postagens de blogs e vídeos nas redes sociais chinesas segundo os quais o aparelho possui recursos 5G.

Novo smartphone da Huawei, Mate Pro 60. Crédito: Bloomberg.

O smartphone, que foi colocado à venda nesta semana sem o alarde típico do lançamento de um produto, despertou o fervor patriótico, pois foi visto como uma representação da capacidade da China de contornar as sanções dos EUA. A Huawei, com sede em Shenzhen, tem sido alvo das crescentes restrições comerciais dos EUA às empresas chinesas, que autoridades americanas dizem ser baseadas em preocupações de segurança nacional.

O Mate 60 Pro alcançou velocidades superiores a 350 Mbps, ou megabits por segundo, em testes na rede da China Mobile, em Hong Kong. Vídeos postados na rede social Weibo mostraram o aparelho com velocidade próxima a 1 Gbps, ou gigabit por segundo.

Ainda não está claro quais chips a Huawei usou no telefone, um componente crítico para conectividade sem fio.

Analistas do Sanford C. Bernstein, entre eles Mark Li, disseram que as desmontagens sugerem que as velocidades foram alcançadas com empacotamentos avançados e outras etapas que poderiam levar ao consumo extra de energia. Os chips teriam custos mais elevados do que o silício comparável disponível fora da China, mas a Huawei pode simplesmente absorver as despesas adicionais, escreveram.

Tammy Qiu e Meha Pau, analistas da Berenberg, acreditam que a Semiconductor Manufacturing International Corp., a principal fabricante chinesa de semicondutores, produziu o chip de rádio baseado em 14 nanômetros (nm) ou tecnologia mais avançada.

A Huawei disse que o Mate 60 Pro é “o modelo Mate mais potente de todos os tempos”, mas não quis comentar sobre as especificações do seu processador ou onde e quando foi fabricado. A interface do aparelho, desenvolvida no Harmony OS, sistema interno da Huawei, omite a menção ao padrão sem fio.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.