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Como calcular margem de lucro de um produto ou empresa?

Cálculo contribui para a tomada de decisões mais estratégicas e assertivas.

Homem no notebook ilustrando cálculo de margem de lucro

A margem de lucro é um componente importante para toda empresa que deseja crescer no seu mercado. Para traçar metas de crescimento realizáveis, é preciso saber como calcular a margem de lucro.

Esse cálculo vai servir de base para definir um plano de ação, posicionamento no mercado e, em especial, saber como está a saúde e as estratégias da empresa. 

Veja como se calcula o lucro de uma empresa.

O que é a margem de lucro?

A margem de lucro é o quanto uma empresa ganha com o produto ou serviço que oferece. Para haver lucro, a receita deve ser maior do que os custos envolvidos na produção ou na prestação de um serviço.

Em outras palavras, margem de lucro é a entrada de dinheiro que permite que um negócio aumente a produção, faça parcerias e prospere. Assim, o lucro depende de um item importante na gestão da empresa: a precificação. Na hora de definir por quanto vender uma peça ou quanto cobrar por um trabalho, por exemplo, é preciso considerar os custos envolvidos e uma projeção do quanto se espera ter de lucro.

Vale lembrar que não é sempre que a margem de lucro vai ser definida só pela projeção de ganhos. O mercado pode forçar um preço médio sobre os produtos ou serviços.

Diferença entre lucro e margem de lucro

O lucro é o valor do faturamento que fica com empresa após pagar seus custos de produção e operação. Já a margem de lucro é o percentual de quanto se ganha na venda de um produto ou serviço.

O que é margem bruta e líquida?

A margem bruta considera o lucro obtido pela empresa ao descontar os custos de produção do faturamento total. Já a margem de lucro líquida indica exatamente o quanto a empresa faturou depois de descontados todos os custos, tanto de produção como impostos e aluguel, por exemplo.

Margem bruta

No cálculo da margem bruta, são levados em consideração os custos que se referem somente à produção ou à prestação de um serviço. Ou seja, são despesas referentes a tudo o que se precisa para um produto ser feito e vendido.

É o caso de matéria-prima, manutenção de máquinas, funcionários da linha de produção, embalagem, transporte etc. Já para um serviço, são gastos para adquirir o cliente, como anúncios, equipamentos, transporte, internet e tempo dedicado, por exemplo.

Com isso, a margem bruta mostra se a produção da empresa é eficiente na relação entre o quanto se gasta para operar e o quanto se ganha.

Margem líquida

Para saber como calcular a margem líquida, é preciso descontar os custos de produção ou de prestação (que também é abatido na margem bruta) e os custos essenciais para o funcionamento da empresa, não importa qual seja a quantidade de vendas.

Alguns desses custos são:

  • Impostos, como o Imposto de Renda;
  • Tributos, como a Contribuição Social Sobre Lucro Líquido (CSLL);
  • Encargos;
  • Despesas com funcionários do setor administrativo;
  • Aluguel, água, luz, internet, limpeza e despesas de manutenção.

Vale lembrar que algumas dessas despesas são fixas, como o aluguel, enquanto outras são variáveis e aumentam conforme o consumo, como é o caso de água e luz.

Como calcular o lucro sobre um produto ou serviço?

Para saber como calcular a porcentagem de lucro, é preciso primeiro fazer o próprio cálculo do lucro.

  • Lucro = Receita faturada – Custos 

Para obter o lucro líquido, basta subtrair do faturamento todos os tipos de custo: produção, impostos, tributos e gastos de manutenção da empresa:

  • Lucro líquido = receita faturada – custos de produção – custos de manutenção da empresa

Digamos, por exemplo, que um empreendedor recebeu R$ 10 mil em vendas durante o mês. Desse valor, ele vai tirar R$ 4 mil de custos de produção, R$ 2 mil de custos fixos e R$ 1 mil de despesas variáveis. O lucro líquido da empresa no período, então, foi de R$ 3 mil.

Como calcular margem de lucro sobre um produto ou serviço?

Para calcular o lucro de um produto ou serviço, é considerado o lucro líquido:

  • Margem de lucro =  (Lucro líquido / Faturamento total) x 100

Exemplo: 

Uma empresa fatura R$ 200 mil, mas suas despesas são de R$ 150 mil. Seu lucro líquido é de R$ 50 mil.

Lucro líquido (50 mil) / Faturamento total (200 mil) = 0,25

0,25 x 100 = 25% de margem de lucro líquido

Para saber a margem de lucro de um período, como um trimestre ou um ano, é preciso somar o faturamento de todos os meses e descontar todas as despesas e chegar ao lucro líquido total.

É o cálculo da margem de lucro que vai mostrar se um negócio está se sustentando ou não, ou se existe uma previsão de quando isso será possível.

Existem três fatores que influenciam o cálculo da margem de lucro:

Custo

Para calcular os custos, é preciso considerar todos os gastos de produção e de manutenção do negócio.  Ao fazer a soma total dos custos de um mês ou de uma leva de produção, por exemplo, o empresário pode dividir pela quantidade de itens preparados para chegar ao custo unitário.

Para quem presta serviços, deve-se considerar despesas com internet, telefone, assinatura de plataformas para o trabalho, luz, colaboradores, etc. O custo pode ser medido por mês ou, mais precisamente, por serviço. Neste último caso, é possível saber se a margem de lucro é maior ou menor para serviços de portes diferentes.

Precificação

A precificação pode fazer com que a margem de lucro seja mais alta ou mais baixa. Empresas que fornecem para outras empresas, por exemplo, ganham mais pela quantidade de itens produzidos do que pelo preço unitário.

Produzindo em larga escala, os custos podem ser menores, já que o empreendedor consegue comprar uma quantidade maior de matéria-prima e pagar um valor mais baixo por ela. Para isso, o fornecedor de matéria-prima também trabalha com a margem de lucro baseada na estratégia de ganhar sobre a quantidade.

A precificação também é influenciada pelo mercado, pelo valor que o cliente está disposto a pagar pelo produto. 

Na situação oposta, temos um tipo de negócio em que o preço unitário é mais caro do que muitos concorrentes. No caso de uma cafeteria bastante famosa ou conceituada, por exemplo, a empresa cobra mais pela bebida porque decidiu oferecer um produto de qualidade. A ideia é que, com o tempo, o status da empresa no mercado justifique seu preço.

Da mesma forma, a empresa pode passar por um processo de otimização do atendimento e da linha de produção, melhorando a experiência do consumidor. O cliente, por sua vez, aceita pagar mais por isso. É o que se chama de valor percebido, por reconhecer não só o preço, mas o valor da marca e do produto. 

Lucro

O lucro vai dizer se a precificação está compensando ou, ao menos, pagando as despesas do negócio. É o lucro que vai custear pontos importantes no funcionamento da empresa, como:

  • manter a operação;
  • capital de giro;
  • cobrir a reserva de emergência quando for usada;
  • pagar investimentos futuros de expansão.

Afinal, por que calcular margem de lucro?

Calcular a margem de lucro pode fazer uma empresa usar melhor os seus recursos e ser mais estratégica no mercado em que atua. Além disso, um negócio com boa margem de lucro ganha mais competitividade e poder para atrair empresas parceiras e investidores.

Os fatores para uma empresa aprender como calcular a margem bruta ou líquida de lucro são:

  • poder otimizar os gastos para aumentar o lucro;
  • usar a margem para definir metas de faturamento;
  • elevar o poder de influência no mercado com uma margem de lucro mais alta entre os concorrentes;
  • ganhar notoriedade para atrair investidores e empresas parceiras.

Investidores

Quem investe também pode avaliar a margem de lucro das empresas para definir para onde direcionar seu dinheiro. Uma empresa com uma boa margem de lucro mostra ao investidor que ela:

  • possui boa saúde financeira para pagar dividendos, conforme for a estratégia da empresa;
  • o preço das ações se valorizam, aumentando a rentabilidade do investidor se desejar vender os papéis;
  • tem capacidade de escalar sem aumentar os custos na mesma proporção;
  • é mais competitiva do que outra no mercado.

Ou seja, calcular a margem de lucro não se resume a uma tarefa contábil. Ela é um direcionamento tanto para quem está à frente de uma empresa quanto para quem deseja investir nela. 

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