BANCO PAN
Foto: Divulgação/Banco Pan

O BTG Pactual propôs a incorporação das ações do Banco Pan em mãos de investidores. Com isso, a instituição se tornará uma subsidiária integral indireta do BTG e vai deixar a bolsa.

A operação prevê que o Banco Sistema, veículo do BTG e massa sucessora do Bamerindus, incorpore as ações do Pan. Após o processo, o BTG Pactual vai incorporar todas as ações do Banco Sistema.

Os acionistas do Pan receberão units do BTG Pactual na proporção de 4,7 ações por unit. Conforme o banco, a operação representa um prêmio de 30% sobre o valor atual do papel do Pan, que fechou o pregão da segunda-feira (13) em R$ 7,70.

A fatia em mãos de investidores soma 44,6% das ações preferenciais (PN). O BTG já detém 100% das ordinárias e 55,4% das PNs.

A operação está sujeita a aprovações regulatórias, incluindo aumentos de capital social a serem aprovados pelo Banco Central (Bacen). A conclusão está estimada para o exercício de 2025, e a empresa planeja realizar assembleias gerais para aprovar os termos da operação.

Principal banco de investimentos da América Latina, o BTG Pactual atua na gestão de ativos, mercado de capitais e private equity. Tem como o banqueiro André Esteves como um de seus principais acionistas..

Disclaimer: Este texto foi escrito por um agente de inteligência artificial a partir de informações oficiais e de bases de dados confiáveis selecionadas pelo InvestNews. O trabalho foi revisado pela equipe de jornalistas do IN antes de sua publicação.