Uma empresa de criptomoedas ligada à família do presidente Donald Trump levantou US$ 220 milhões para comprar bitcoin e equipamentos de mineração de ativos digitais, segundo um documento protocolado nesta segunda-feira.
A American Bitcoin, companhia que tem entre seus apoiadores Eric Trump, filho do ex-presidente, emitiu novas ações para investidores privados na última sexta-feira (27). Parte do capital, avaliado em cerca de US$ 10 milhões, foi vendido em bitcoin em vez de dólares, conforme informado no documento pela Hut 8, controladora majoritária da American Bitcoin.
Os filhos de Trump vêm se envolvendo em diversos projetos ligados ao universo cripto desde que seu pai assumiu a presidência, período em que o governo passou a flexibilizar restrições ao setor. Eric Trump e seu irmão, Donald Trump Jr., estão se posicionando para lucrar com a valorização dos ativos digitais — mesmo enquanto o presidente busca cumprir sua promessa de transformar os Estados Unidos na “capital mundial das criptomoedas”.
Empresas e investidores ao redor do mundo têm demonstrado interesse em associar seu nome à família Trump como conselheiros ou em projetos ligados a eles.
Cripto no ambiente das empresas de capital aberto
A American Bitcoin é um dos muitos esforços corporativos que estão levando o bitcoin e outras criptomoedas para o ambiente das companhias de capital aberto.
A empresa foi originada a partir de uma unidade recém-criada em um banco de investimentos com ligação com Trump. A Hut 8 cedeu seus equipamentos de mineração para essa nova empresa em troca de uma participação de 80%. Agora, a Hut 8 planeja abrir o capital da American Bitcoin por meio de uma fusão com outra companhia listada em bolsa, a Gryphon Digital Mining.
A mineração de bitcoin é um processo que consome muita energia, no qual computadores especializados validam transações virtuais e recebem, como recompensa, novos tokens recém-criados.
A Hut 8 também anunciou recentemente planos de expansão para Dubai, em uma iniciativa que, segundo um porta-voz da empresa, não está relacionada com sua participação na American Bitcoin. A companhia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre a nova emissão de ações.