O Trump Media & Technology Group está avançando ainda mais no universo das criptomoedas com um novo pedido para lançar um fundo negociado em bolsa (ETF) que incluiria diversos ativos digitais, como bitcoin (BTC), ethereum (ETH), solana (SOL) e outros.
Um documento divulgado nesta terça-feira (8) mostrou que a empresa de mídia social controlada pelo presidente Donald Trump está buscando lançar o fundo “Crypto Blue Chip”. Este seria o terceiro pedido de ETF da companhia.
Caso seja aprovado, o fundo manteria exposição direta a bitcoin, ethereum, solana, cronos e XRP — sendo que quase três quartos da carteira seriam compostos por bitcoin, a maior criptomoeda do mercado. Embora já existam ETFs que investem diretamente em BTC e ETH nos EUA, ainda não há produtos semelhantes com exposição direta a cronos ou XRP.
Este é o terceiro pedido de ETF com base em criptoativos feito pela Trump Media, que já protocolou anteriormente um fundo com exposição a bitcoin e ethereum, além de outro focado exclusivamente em bitcoin. Se algum deles for aprovado, entrará em um mercado já bastante concorrido, com mais de 10 ETFs de bitcoin disponíveis nos EUA, além de diversos produtos relacionados a outros ativos digitais. As propostas da Trump Media representariam concorrência direta aos emissores que disputam espaço nesse segmento.
A Trump Media é a empresa responsável pela rede Truth Social e tem o presidente como acionista majoritário. Os laços cada vez mais estreitos de Trump com o setor cripto vêm gerando críticas de especialistas em ética, que apontam o risco de ganhos financeiros em áreas nas quais ele também exerce influência política. A Casa Branca afirmou que o presidente está afastado da gestão de seus negócios pessoais.
Durante sua campanha presidencial, Trump adotou uma postura favorável à indústria de criptoativos e tem cumprido várias promessas nessa área. O preço do bitcoin subiu durante seu segundo mandato, com uma valorização de cerca de 55% desde outubro, sendo negociado atualmente em torno de US$ 108.900 por unidade.