Siga nossas redes

Negócios

Adriano Pires desiste de assumir presidência da Petrobras, confirma governo

Em carta, economista disse que não conseguiria conciliar trabalho como consultor,

Diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires, em foto de arquivo (Foto: Pedro França/Agência Senado)
Diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires, em foto de arquivo (Foto: Pedro França/Agência Senado)

O governo federal confirmou na noite desta segunda-feira (4) que o economista Adriano Pires declinou do convite para assumir o comando da Petrobras (PETR3 e PETR4) por “motivos pessoais”.

Como mostrou mais cedo o Broadcast/Estadão, o Palácio do Planalto recebeu informações de que o nome do indicado não passaria no “teste” de governança da estatal por razões de conflitos de interesse. Pires é sócio-fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) e tem contratos de longo prazo com petroleiras e empresas de gás.

O economista enviou carta ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em que se diz “obrigado a declinar de tão honroso convite”. “Ficou claro para mim que não poderia conciliar meu trabalho de consultor com o exercício da Presidência da Petrobras”, afirma o economista na carta. “Iniciei imediatamente os procedimentos para me desligar do CBIE, consultoria que fundei há mais de 20 anos e hoje dirijo em sociedade com meu filho. Ao longo do processo, porém, percebi que infelizmente não tenho condições de fazê-lo em tão pouco tempo.”

Albuquerque respondeu com outra carta na qual diz compreender as razões que levaram o indicado a declinar do convite. “Certos de podermos continuar contando com as suas oportunas contribuições, desejamos continuado sucesso em sua vida pessoal e profissional”, segue o ministro.

Com a desistência de Pires e de Rodolfo Landim para a presidência do Conselho da Petrobras, o governo deve indicar outros nomes para as funções.

Leia abaixo a íntegra da carta de Pires a Albuquerque

Exmo Sr Bento Albuquerque

Ministro de Estado de Minas e Energia

Foi com muito orgulho, Senhor Ministro, que recebi seu convite para assumir a Presidência da Petrobras. Com mais de 30 anos de vida dedicados ao setor de Óleo e Gás, comecei a trabalhar as condições para cumprir a missão que me foi dada. Vi nessa missão a certeza de poder ajudar a Companhia e o País a enfrentar a atual conjuntura de turbulência e incerteza no cenário mundial.

Senti-me confiante porque constatei o alinhamento de visões em relação ao papel da Companhia neste momento.

Ficou claro para mim que não poderia conciliar meu trabalho de consultor com o exercício da Presidência da Petrobras. Iniciei imediatamente os procedimentos para me desligar do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), consultoria que fundei há mais de 20 anos e hoje dirijo em sociedade com meu filho. Ao longo do processo, porém, percebi que infelizmente não tenho condições de fazê-lo em tão pouco tempo.

É por isso, Senhor Ministro, que sou obrigado a declinar de tão honroso convite. Agradeço imensamente a V.Exa e ao Senhor Presidente, Jair Messias Bolsonaro, pela confiança depositada em mim, para tão importante missão, e pela deferência e respeito com que fui tratado por V.Excias e por esse Governo.

Ao longo de minha carreira, sempre lutei pelo desenvolvimento do mercado brasileiro de Óleo e Gás. Venho defendendo publicamente a importância de regras de mercado e do aumento da competição, em prol do consumidor e da sociedade, do crescimento do País e do incentivo aos investimentos.

Para concluir, reafirmo aqui o compromisso de continuar nessa luta, que é em favor do Brasil e votos de continuado sucesso na gestão do nosso Presidente Bolsonaro em favor do povo brasileiro.

Com elevado apreço,

Adriano Pires

Leia abaixo a íntegra da carta de Albuquerque a Pires

Caro Dr. Adriano Pires,

1. Seu elevado conhecimento do Setor Energético internacional e brasileiro, aliado à sua sólida formação acadêmica e profissional, levaram-nos a convidá-lo a contribuir com a Petrobras e com o País.

2. No entanto, em decorrência de suas considerações consignadas na carta encaminhada a esta Pasta, compreendemos as razões que o motivaram a declinar da indicação à Presidência da Petrobras.

3. Certo de podermos continuar contando com as suas oportunas contribuições, desejamos continuado sucesso em sua vida pessoal e profissional.

Um abraço,

Bento Albuquerque

Ministro de Estado de Minas e Energia

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.