O Banco do Brasil (BBAS3) informou nesta quinta-feira (18) que o presidente do banco, André Brandão, entregou pedido de renúncia ao cargo. Após a divulgação do comunicado do BC, o governo anunciou que indicou para o cargo Fausto Ribeiro, atual presidente da BB Administradora de Consórcios.
Segundo o banco, Brandão deixa o posto no dia 1º de abril. O pedido de renúncia foi entregue ao presidente da República, Jair Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e ao presidente do Conselho do BB, Hélio Lima Guimarães.
A efetivação de Ribeiro na presidência do banco ainda depende de aprovação do conselho de administração da empresa.
Desgaste
A saída de Brandão ocorre meses após o mercado especular sobre uma possível demissão, especialmente depois de desentendimentos com Bolsonaro. O presidente teria ficado descontente com um plano do BB que incluía o fechamento de agências.
Em janeiro, a saída de Brandão chegou a ser noticiada por veículos da imprensa. Na ocasião, o banco informou que não comentaria.
O mercado vive ainda dias de receio em relação a possíveis interferências políticas em estatais, principalmente após intervenções de Bolsonaro na Petrobras (PETR3 e PETR4).
Neste ano, a ação do Banco do Brasil acumula queda de mais de 20%, contra perdas de 10% das ações preferenciais do Itaú (ITUB4), de 1,98% do Bradesco (BBDC4) e 8,3% do Santander (SANB11).