Siga nossas redes

Negócios

B3 lança título sustentável de US$ 700 milhões

O valor está atrelado às metas de diversidade.

B3 e Ibovespa

A B3 se tornou na última quarta-feira (15) a primeira bolsa de valores do mundo a emitir um Sustainability Linked Bond (SLB) – Título de sustentabilidade vinculado, no valor de US$ 700 milhões, se comprometendo financeiramente com o cumprimento de metas atreladas à sustentabilidade.

Os títulos SLB são instrumentos de dívida que têm o objetivo de fazer com que o emissor alcance metas de sustentabilidade. Em caso de não cumprimento, o custo para o emissor aumenta, pois o investidor passa a receber uma remuneração maior do que a combinada no momento da emissão do título.

O SLB emitido pela B3 tem prazo de 10 anos e será destinado somente aos investidores institucionais qualificados que residam no exterior. O título de renda fixa atrelado à sustentabilidade tem duas metas, segundo comunicado da B3:

  • Criação, até 2024, de um índice de mercado para medir a performance de empresas que tenham bons indicadores de diversidade;
  • Atingir, até 2026, o percentual de 35% de mulheres em cargos de liderança na B3 (gerentes, superintendentes e diretoria, o que inclui também os C-levels, cargos de alto nível executivo, como CEO)

A remuneração do papel será de 4,125% ao ano, e no caso da meta de diversidade, se não for atingida, resultará em 0,125% de juros sobre a dívida a partir do pagamento do cupom em setembro de 2025. Já sobre a meta de 35% de mulheres em cargos de liderança, quando não alcançada, resultará em 0,125% de juros sobre a dívida a partir do pagamento do cupom em setembro de 2027.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.