Siga nossas redes

Negócios

Cemig mantém plano de desinvestir da Taesa e quer acelerar processo em 2023

Elétrica chegou a lançar em 2021 um processo competitivo para o desinvestimento na Taesa, mas o plano enfrentou dificuldades.

A elétrica mineira Cemig (CMIG4) continua interessada em alienar sua participação acionária na transmissora Taesa (TAEE11) e quer acelerar esse processo no próximo ano, apesar da complexidade envolvida nesse tipo de negociação.

“Esperamos no próximo ano acelerar um pouco esse processo, mas é difícil fazer previsão agora”, afirmou nesta quarta-feira (16) o CFO da Cemig, Leonardo Magalhães, em teleconferência para comentar os resultados trimestrais.

“No caso, estamos falando de realocação de capital, a Taesa é um ativo que nós entendemos muito relevante, muito bom”, acrescentou o executivo, ressaltando que a Cemig vem buscando sair de ativos não estratégicos, como participações minoritárias, para ter mais recursos para investir em seus negócios de distribuição, transmissão e geração renovável de energia.

A Taesa é uma das maiores transmissoras de energia elétrica do país, tendo seu controle dividido entre Cemig (37% das ações ON) e o grupo colombiano ISA (26%), que também controla a transmissora ISA Cteep.

A Cemig chegou a lançar em 2021 um processo competitivo para o desinvestimento na Taesa. No entanto, o plano enfrentou dificuldades, com contestação no âmbito de uma CPI que havia sido instaurada na assembleia do Estado.

Magalhães comentou ainda em teleconferência que a Cemig pretende manter sua política de distribuição de dividendos mesmo diante do baixo nível de alavancagem atual, de 0,85 vez a dívida líquida sobre Ebitda.

“A gente entende que mantendo a política de ‘payout’ de 50%, que está no nosso estatuto, com esse investimento importante que estamos fazendo em renováveis e também dentro da Cemig-D (distribuição) e na transmissão, a gente permite que a alavancagem fique em níveis que entendemos adequados”, afirmou.

Logo da Cemig em painel na bolsa de valores de São Paulo (SP)
Logo da Cemig em painel na bolsa de valores de São Paulo (SP) 25/07/2019 REUTERS/Amanda Perobelli

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.

Últimas