Siga nossas redes

Negócios

DHL quer usar drones para entregas entre cidades mais distantes

Problemas globais na cadeia de logística agravados pela pandemia fizeram as empresas buscarem alternativas ao transporte aéreo e uso de grandes portos.

Centro de distribuição da DHL em Manchester, Inglaterra 29/03/2016 REUTERS/Phil Noble

A empresa de logística DHL está trabalhando com a desenvolvedora búlgara de aeronaves Dronamics para lançar um drone capaz de levar pacotes entre cidades, afirmaram executivos nesta segunda-feira.

Problemas globais na cadeia de logística agravados pela pandemia reduziram a atividade do transporte aéreo e geraram congestionamentos em grandes portos. Empresas agora estão buscando formas de reduzir a pressão.

A DHL, que é parte do grupo alemão Deutsche Post DHL Group, afirmou que já estava usando drones menores para entrega de documentos, produtos farmacêuticos e outras pequenas encomendas em distâncias limitadas na Alemanha, Tanzânia e China.

Mas a empresa afirmou que agora fez parceria com a Dronamics para usar aeronaves não tripuladas e que podem carregar 350 quilos por distâncias que atingem os 2.500 quilômetros.

O primeiro drone em escala de produção ficará pronto em outubro, disse o presidente-executivo da Dronamics, Svilen Rangelov, acrescentando que espera que seja o primeiro drone lançado comercialmente capaz de viajar além dos 100 quilômetros.

No mês passado, a operadora logística alemã Hellmann afirmou à Reuters que vai começar a usar aviões não tripulados desenvolvidos pela Dronamics a partir do próximo ano para acelerar entregas de encomendas na Europa.

“Acreditamos que os drones de carga serão um elemento importante na próxima geração de transporte em logística“, disse a DHL.

Rangelov afirmou que a Dronamics, cujas aeronaves apenas voam entre aeroportos atualmente, assinou acordos com 39 aeroportos em 13 países na Europa e que está em discussões com outros terminais, reguladores e potenciais clientes na Austrália e Canadá.

Enquanto isso, a empresa alemã de logística DB Schenker está trabalhando com a Volocopter em um drone de carga que é capaz de transportar 200 quilos por até 40 quilômetros.

Veja também

  • Empresas de commodities e tecnologia x dividendos: o que esperar dos balanços financeiros?
  • CEO da Totvs revela próximos passos da Dimensa, nova empresa criada com a B3
  • Investimento em startups em 2021 representa 90% do total de 2020
  • Correr risco para alcançar ganhos de outros investidores pode ser perigoso
  • Com está sua saúde financeira? Novo índice da Febraban dá a resposta
  • Americanos que ajudaram Carlos Ghosn a fugir do Japão são condenados

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.