Siga nossas redes

Negócios

‘Dia dos Solteiros’: Alibaba faz campanha tímida em meio a cerco regulatório

Evento de 2021 ocorre em meio a medidas de fiscalização do governo sobre as maiores empresas da China , voltadas ao ‘bem comum’.

Publicado

em

por

Tempo médio de leitura: 2 minutos

Jack Ma, fundador do Alibaba, fala em evento em Paris, França 16/05/2019. REUTERS/Charles Platiau/Foto de arquivo

A maratona anual de compras no “Dia dos Solteiros” promovida pelo Alibaba Group (BABA34) assumiu um viés mais contido neste ano, já que a gigante do varejo online tem encampado um discurso de sustentabilidade em vez de incentivar uma explosão de vendas, em meio à defesa da busca da “prosperidade comum” defendida pelo governo chinês.

Em comparação com o ano passado, o evento de 2021 ocorre em meio a uma campanha de fiscalização do governo sobre as maiores empresas da China – incluindo a Alibaba – e voltada à promoção do “bem comum” e da contenção do excesso. Com isso, neste ano, o Alibaba está promovendo formalmente o “desenvolvimento sustentável” e a “inclusão”.

Embora as celebridades nas transmissões ao vivo e os grandes descontos ainda tenham um grande papel nas festividades deste ano, a empresa disse que suas prioridades são incentivo ao “consumo amigo do ambiente” e “apoio para as populações vulneráveis”.

Na semana passada, reguladores chineses disseram que avisaram os sites de comércio eletrônico para conterem o envio de spam antes do Dia dos Solteiros. Os reguladores também elaboraram uma lista de responsabilidades que espera que as empresas de plataforma cumpram.

Apoio à ‘prosperidade comum’

Em setembro, o Alibaba disse que vai investir 100 bilhões de iuans (US$ 16 bilhões) até 2025 em apoio à “prosperidade comum”, enquanto em outubro lançou uma versão de sua plataforma de comércio eletrônico Taobao adaptada para idosos.

Para o Dia dos Solteiros deste ano, a empresa também disse que desenvolverá com parceiros novos produtos com menores pegadas de carbono e se comprometeu a fazer doações de caridade.

Em resposta às perguntas da Reuters, o Alibaba disse que o “11/11 (Dia dos Solteiros) é uma ferramenta poderosa e influente que aproveitaremos totalmente para defender e conduzir nossas iniciativas ESG (ambientais, sociais e de governança) este ano”.

Leia também

‘Nova China’ está a caminho e nações devem aprender com ela, dizem economistas

Investimento com rentabilidade acima da média em Renda Fixa? Invista em Debêntures. invista já.

Anúncio Patrocinado Super Week Temporada de balanços Super Week Temporada de balanços
ANÚNCIO PATROCINADO      Conheça a carteira recomenda de dividendos

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.
Anúncio Patrocinado Carteira Top 10