Siga nossas redes

Negócios

Estudo: 7 em cada 10 investidores de startups buscam independência financeira

Pesquisa da CapTable antecipada ao InvestNews revela ainda que 88% consideram modelo de negócio o mais importante para realizar um aporte.

Investidores estão reduzindo valor de startups latino-americanas, diz Creditas
Startup Businessman successful concept

O principal objetivo de 73,87% dos investidores de startups é conquistar sua independência financeira, aponta a pesquisa “Perfil do Investidor em Startups 2021” conduzida pela CapTable e antecipada ao InvestNews. O modelo de negócio é o principal critério para escolher investir, segundo 88,58% dos entrevistados.

O estudo realizado pela CapTable mostra que as startups que querem receber investimentos precisam, acima de tudo, apresentar um negócio sólido, inovador e que sane a dor do mercado em que está inserido. A pesquisa ouviu 333 investidores.

“O empreendedor precisa mostrar, mais do que nunca, que seu negócio tem um modelo que funciona e que é inovador para o mercado. Os investidores estão dispostos a investir, mas precisam sentir firmeza no modelo de negócio da startup. Traçar planos e metas dentro da realidade fazem toda a diferença na hora do investidor decidir ou não aportar seu capital naquele negócio”, explica por nota Guilherme Enck, cofundador da CapTable.

Participação nas startups

Os dados da pesquisa foram coletados em novembro com o objetivo de entender melhor o que influencia a tomada de decisão de cada investidor que tem startups como uma das variedades na sua carteira de investimentos.

A pesquisa revelou também que para 77,77% dos investidores é extremamente importante ou muito importante poder participar e ajudar as startups que investem. Outros 16,51% disseram ser importante e 5,72% responderam ser pouco importante ou sem nenhuma importância.

As informações capturadas na pesquisa refletem a atual fase de aquecimento do mercado de venture capital no Brasil. Os dados, segundo o estudo, reforçam a importância dos empreendedores deixarem uma porta aberta no que tange receber ajuda daqueles que estão investindo no negócio para desenvolver e escalar as startups.

“Esse estudo nos ajuda a entender melhor o mercado aos olhos dos investidores. Auxilia todo o mercado também a compreender melhor a percepção dos investidores e o que eles estão buscando em todo o ecossistema de investimentos em startups. Nos permite também aprimorar cada vez mais nossos serviços para melhorar ainda mais a experiência dos usuários”, finaliza Enck.

Em operação desde julho de 2019 e com a StartSe como uma das sócias, a CapTable disponibiliza seu conhecimento para selecionar startups que tenham grandes potenciais de serem os próximos unicórnios (startups com valor de mercado superior a US$1bi) e traz ao investidor comum a possibilidade de investir nesses negócios.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.