Siga nossas redes

Começando a investir

3 passos para alcançar a independência financeira

Publicado

em

Você sabia que o mundo dos investimentos é cheio de mitos? Tem gente que acha que investir é complicado demais ou que precisa de muito dinheiro pra começar. Ou que alcançar a independência financeira e viver de renda são coisas muito distantes.

Mas outro mito que faz muitas pessoas tomarem decisões erradas na hora de cuidar do dinheiro. Sabe qual é? Pensar que todos os investimentos são iguais e que, para alcançar a independência financeira, basta deixar o seu dinheiro lá, parado em qualquer tipo de aplicação. 

Isso não é verdade e é sobre isso que Samy Dana fala neste vídeo

Planejamento é o caminho para a independência financeira

Em primeiro lugar, é importante você saber que investimentos não são todos iguais. Em outras palavras, investimentos têm características, prazos, valores, rentabilidades e também objetivos diferentes.

E é por isso que você precisa trazer essa forma de pensar para o seu estilo de vida, construindo um planejamento financeiro antes de começar a investir.

A gente pode dizer que esse planejamento envolve três grandes pilares. Em primeiro lugar, vem a Reserva de Emergência, que é o dinheiro que você precisa ter à mão para qualquer imprevisto.

Depois, vêm as metas ou objetivos de médio prazo. Pode ser algo que você queira comprar, como um carro, uma viagem ou um investimento em um negócio, por exemplo. E, por último, vem o nosso futuro. Ou seja, a nossa tão sonhada aposentadoria.

Confira os detalhes de cada um desses pilares e saiba como buscar a sua independência financeira.

Comece a buscar a independência financeira pela Reserva de Emergência

reserva de emergência é o dinheiro que você precisa manter em investimentos de baixo risco e alta liquidez. Ou seja, esse é o dinheiro que você vai usar em caso de emergências, portanto você vai poder resgatar essa quantia imediatamente, em no máximo um dia útil. 

Especialistas sugerem que você tenha entre quatro e seis vezes o valor de todos os seus gastos mensais. E quais são as melhores opções para essa primeira fase do seu planejamento financeiro?

Você pode construir a sua reserva de emergência aplicando em Renda Fixa. Por exemplo no Tesouro Direto e CDBs com liquidez diária, sempre acima de 100% do CDI. 

Objetivos de curto e médio prazo

Agora, a gente vai falar sobre os investimentos para os objetivos de médio prazo. 

Depois que você constrói a sua reserva de emergência, você pode se organizar para outros objetivos de vida. E aqui podem entrar muitas coisas. Estamos falando do carro que você quer trocar, da viagem que você quer fazer, do curso em outro país, do acúmulo de patrimônio no longo prazo, por que não?

Pode entrar a casa própria também. São muitas possibilidades.

É por isso que o leque de investimentos também aumenta nesse segundo pilar. Uma das opções disponíveis no mercado financeiro é a Renda Variável. Você pode investir em Ações, em Fundos de Investimento bem como em fundos ETFs.

Existem também os Fundos Imobiliários, que geram uma renda passiva, pois pagam dividendos. Esse tipo de pagamento pode se tornar, inclusive, mais uma fonte de renda para os investidores.

O mais importante para chegar lá é você conhecer as opções e escolher a mais adequada para os seus objetivos no momento. 

Planeje a sua aposentadoria

Se você já está pensando no futuro, na sua aposentadoria, então queremos te apresentar os Fundos de Previdência Privada

Essa é uma forma de você construir a sua aposentadoria, e a sua liberdade financeira, sem depender do governo. Na prática, você monta o seu plano de previdência investindo em fundos para o longo prazo. Só que com muito mais liberdade do que no INSS. Você pode, por exemplo, escolher quando vai fazer os aportes e quanto vai depositar.

Além disso, você também controla todos os prazos, já que pode escolher o investimento já pensando em quando fará o resgate do dinheiro. Um plano de Previdência pode até garantir que você tenha uma renda mensal lá na frente., mantendo assim o seu padrão de vida. Isso é independência financeira!

Mas atenção, muitos outros objetivos podem surgir na sua vida. Então, o mais o correto é que você se organize. Faça o seu planejamento financeiro e mantenha as suas finanças pessoas em ordem. Assim, você vai encontrar o investimento mais adequado para realizar o seu sonho e alcançar a independência financeira. 

Na plataforma da Easynvest, você pode conferir conferir todas as informações de cada produto de investimento nos cards informativos. Lá, você vai encontrar as características, os prazos, liquidez, níveis de riscos, valores e muito mais.

Vá em busca da sua independência financeira e bons investimentos!

Garanta o futuro tranquilo que você merece. Invista em Previdência Privada!

Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem! Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.