A intenção de compra para o Dia dos Pais deve registrar o melhor resultado dos últimos quatro anos, com impulso do aumento do Auxílio-Brasil, de acordo com projeção realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar). O crescimento será de 6,7% este ano em relação a 2021, segundo a pesquisa, e os itens preferidos são eletrodomésticos, eletrônicos e produtos de beleza.
O presidente do Ibevar, Claudio Felisoni de Angelo, destaca que o reajuste do Auxílio-Brasil, aprovado no mês passado, incentivou os consumidores neste ano, mesmo em um ambiente de inflação mais alta. “O cenário para esse Dia dos Pais é positivo e devemos superar 2020, ano que alavancou o consumo no Brasil devido à implementação do auxílio emergencial”, afirma em nota à imprensa.
Com série histórica iniciada em 2018, a projeção de intenção de compra para o Dia dos Pais registrou aumento de 2,8% no segundo ano de medição, 2019.
Em 2020, o crescimento foi maior, alcançando 19%. Em 2021, a o índice começa a refletir o atual cenário econômico do país, com queda de 4,6%, para retomar a curva de alta com o novo auxílio emergencial este ano.
Veja também
- Black Friday 2024: Quais horários têm maior volume de promoções?
- Shein, Shopee, AliExpress e Temu aceleram entregas e avançam sobre varejistas brasileiras
- Viagens, bolsas, joias e até barcos: como garimpar itens de luxo na Black Friday?
- Shopee se torna lucrativa e ajuda controladora Sea a superar estimativa de receita
- Brasileiro pode comprar na Black Friday dos EUA? Veja prós e contras